Procurar Notícia

Show gratuito com Tiago Rossato Trio chega ao Sudoeste do Paraná

  • 22/11
  • Geral
  • Jornalismo

Na terceira e última semana da 2ª etapa do Circuito Cultural Sesi 2022, Clevelândia (21/11), Pato Branco (22/11) e Capanema (24/11) terão mais um espetáculo gratuito e de muita qualidade proporcionada pelo Sesi Cultura Paraná. A atração escolhida nesta ação cultural é o show Iguassu, com Tiago Rossato Trio.

O Virtuoso Brasileiro de Gaita Ponto, Tiago Rossato, e sua esposa, a cantora Sofia Goulart, apresentam um concerto instrumental e cantado rico em sonoridades e sensações. Tiago Rossato desponta na nova safra dos virtuosos da música instrumental brasileira, apresenta um trabalho original que vem carregado com a cultura das 3 Fronteiras, unindo os fortes traços do folclore nativo desta região a linguagem contemporânea da música, ganhou notoriedade pela forma autêntica com que interpreta ritmos regionais. Seu instrumento, a gaita ponto, típica do Sul do país, neste trabalho vem apresentada sob um novo conceito que excede os padrões conservadores e promove um diálogo entre várias outras linguagens musicais. A cantora Sofia Goulart navega entre gêneros, épocas e idiomas graças a sua herança multicultural. Traz ao palco sua voz marcante e sentimento a lembrança de grandes artistas como Bibi Ferreira, Mercedes Sosa, Angela Maria, Violeta Parra e Chavela Vargas.

Integra o grupo de virtuoses o pianista mineiro Marcelo Corrêa, bacharel em música pela Universidade de Brasília e mestre em Jazz Studies pela University of Cincinnati, nos Estados Unidos. Especialista em arranjos e improvisação, Marcelo enriquece ainda mais o trabalho dos iguaçuenses, ao somar suas duas grandes paixões, o jazz e a bossa nova.

O Show Iguassu apresenta um repertório bastante dinâmico composto por composições autorais, músicas que traduzem sua origem e toda influência da Tríplice Fronteira, e também por grandes clássicos da música Latino Americana de compositores como Dominguinhos, Astor Piazolla, Cartola, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Sivuca, Ramon Ayala, Luiz Gonzaga, entre outros. O repertório cantado é apresentada contemplando os três idiomas presentes na fronteira - português, espanhol e guarani. Todas as músicas que compõe o repertório receberam um novo arranjo, que não as descaracteriza das originais, mas insere no contexto da musicalidade proposta.

O Circuito Cultural é uma das ações direcionadas ao compromisso da Gerência de Cultura do Sistema Fiep, que é promover o acesso ao bem cultural ao trabalhador da indústria e seus dependentes, bem como difundir a arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade cultural do povo brasileiro. Implementado em 2010, o Circuito Cultural é um dos programas da Gerência de Cultura e tem como diretriz a formação de plateia e acesso à cultura para o trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral, com espetáculos de artes cênicas e música em 72 ações distribuídas por todo o Estado.  É realizado em parceria com as prefeituras, secretarias de cultura, fundações culturais, sindicatos patronais e indústrias que nos apoiam das mais diversas maneiras neste programa. 
Saiba mais em: https://www.sesipr.org.br/cultura/  

Além do show “Iguassu” ocorre concomitantemente a circulação do espetáculo circense “Qual a Graça de Laurinda?”, com o grupo Triolé de Londrina, nas regiões norte e oeste do Paraná, além dos Campos Gerais, chegando a outras 17 cidades do Estado. Somando os dois espetáculos nas três semanas, espera-se chegar a 8,5 mil pessoas, público distribuído em espaços fechados e abertos.

SERVIÇO:
Circuito Cultural Sesi 2022 apresenta: Iguassu, com Tiago Rossato Trio – Região Sudoeste
Espetáculo com entrada franca.
•    21/11, segunda-feira, 19h30 – Centro de Eventos Portal do Sudoeste - Rua Pernambuco, S/N - Jardim Brasilia - Clevelândia/PR. Informações: (46) 98801-2273 ou (46) 99917-6287
•    22/11, terça-feira, 19h30 – Centro Cultural Sesi Pato Branco - Rua Xingu, 833 – Amadori - Pato Branco/PR. Informações: (46) 98801-2273 ou (46) 3220-5539
•    24/11, quinta-feira, 19h30 – Casa da Cultura Dona Mauricia Guerra - Avenida independência, 593 – Centro - Capanema/PR. Informações: (46) 98801-2273 e (46) 9913-0118
Para mais informações: ?(46) 9925-0195? – Fernanda Wastchuki (gestora do Sesi Cultura em Pato Branco)????????