Procurar Notícia

Pato Branco recebe espetáculo sobre as raízes africanas

  • 09/11
  • Geral
  • Jornalismo

Acontece na próxima quinta-feira, dia 10, o espetáculo “Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas”, que nasceu do desejo e da necessidade de trabalhar as questões étnico-raciais com crianças, jovens e adultos a partir de outras perspectivas, aproximando temas que fazem parte da história e cultura brasileira e que, muitas vezes, são vistos de forma afastada ou exótica.

De acordo com o último Censo Demográfico, a maioria da população brasileira é afrodescendente e, muitas vezes, os jovens e as crianças não se veem representados na mídia ou nos livros. Nesse sentido, “Karingana Ua Karingana” foi pensado para ser um espaço de representatividade, pois os três atores/músicos são afrodescendentes e apresentam a riqueza de elementos africanos e afro-brasileiros por meio dos figurinos, adereços, turbantes e penteados.

Composto por contos de origem africana e afro-brasileira, o espetáculo traça uma rota de identificação com nossas raízes negras, a contribuição para a construção do país e herança cultural. Temas como diáspora, autoestima, ancestralidade, circularidade, meio ambiente, espiritualidade, escravização da população negra, linguagem e diversidade são abordados por meio de técnicas de contação de histórias, danças de matrizes africanas, cantos e brincadeiras.

Uma das preocupações do grupo é aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e dos povos indígenas para todos os âmbitos da educação. Dessa forma, queremos ajudar a desmistificar a idealização de África como um lugar longe, antigo, arcaico e pequeno e apresentar a potência de um vasto continente, berço da civilização, mãe de grandes saberes científicos e tecnológicos.


SERVIÇO:
Sesi Cultura Paraná apresenta “Karingana ua Karingana! História de Áfricas”
Data: 10 de novembro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco – rua Xingu, 833, Amadori – Pato Branco
Informações: (46) 3220 5524 
Programação Gratuita. Retire seu ingresso com 30 minutos de antecedência no dia da apresentação. Contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível, 1 litro de leite, 1 brinquedo ou 1 livro.