Procurar Notícia

Teatro gratuito ajuda a criançada a refletir sobre a presença da Tecnologia

  • 27/10
  • Geral
  • Jornalismo

Como parte da programação especial do mês das crianças do Sesi Cultura Paraná em Pato Branco estará em cartaz no dia 29/10 a peça de teatro “Entre Janelas”, da Tato Criação Cênica. Por meio de uma montagem lúdica e divertida o espetáculo visa promover uma reflexão sobre o lugar da tecnologia na vida das crianças. “Conviver com a tecnologia sem esquecer valores universais como amizade, e ingressar pelo mundo virtual sem deixar de olhar para o mundo a nossa volta. Essas são algumas das questões que o espetáculo suscita de forma simples e leve”, diz a atriz e bonequeira Carolina Maia, da Tato. 

Inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre?corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar?se ao seu velho amigo.

A concepção cênica de “Entre Janelas” mescla a linguagem de animação corporal desenvolvida pela Tato com a pesquisa de construção de boneco de balcão na qual as mãos dos manipuladores são parte fundamental na composição do boneco. “Não se trata de um boneco manipulado, é o próprio corpo do ator que, adicionado a mecanismos, ganha outra forma e novas possibilidades de movimento”, explica Katiane Negrão, integrante da Tato Criação Cênica e colaboradora no processo de montagem da peça. Além disso o espetáculo traz a proposta de uma dramaturgia física sem o uso de palavras e tendo a vocalização como exploração sonora e dramática. O espetáculo estreou em maio de 2014, já participou de importantes festivais de teatro nacionais como o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte e Festival de Teatro de Curitiba. Participou ainda do Festival Internacional de Teatro del Bio?bio em Concepcion, no Chile, Festival Fita Floripa, Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana/MG, Festival de Teatro para Crianças do Recife/PE. 

Serviço:
Sesi Cultura Paraná apresenta “Entre Janelas” em Pato Branco
Dia 29 de outubro, sábado
Horário: 19h
Local: Local: Centro Cultural Sesi Pato Branco - Endereço: Rua Xingu, 833 - Amadori, Pato Branco - PR
Mais informações pelo WhatsApp: (46) 9 8801-2273 ou no telefone (46) 3220-5524
Ingressos: Gratuitos. Retire seu ingresso na bilheteria a partir de meia hora antes do espetáculo.
Classificação Livre


FICHA TÉCNICA
Direção: Dico Ferreira
Projeto Original: Eduardo Santos
Colaboração: Katiane Negrão
Adaptação: Eduardo Santos e Dico Ferreira
Concepção cênica: Tato Criação Cênica
Atores / bonequeiros: Eduardo Santos e Carolina Maia
Confecção dos bonecos e objetos de cena: Eduardo Santos
Cenotécnica: Tim Santos
Figurinos: Luciana Falcon
Música original: Marcelo Oliveira
Sonoplastia: Candiê Marques
Produção: Carolina Maia