Procurar Notícia

Sesi Cultura apresenta “O Leão no Aquário” em Pato Branco

  • 21/09
  • Geral
  • Jornalismo

No próximo dia 24 de setembro, a peça de teatro “O Leão no Aquário” estará no palco do Teatro Sesi Pato Branco. Com texto do mineiro Vinícius Souza, a peça apresenta importantes figuras na vida de um homem (mãe, amigo, ex-mulher e filho), a partir de fragmentos. 

Dirigida pelo carioca Diogo Liberano, “O Leão no Aquário” apresenta um jogo em que os cinco atores da Minha Nossa Cia de Teatro alternam-se no papel dos cinco personagens. Neste jogo, o espetáculo convida o espectador a também experimentar a possibilidade de se colocar em outra posição. “Durante o processo, interpretamos a trajetória desse Homem que sai de sua casa natal como uma trajetória por vezes inevitável. Porém, mais do que a aceitarmos facilmente, descobrimos também a importância de aprender a retornar para a nossa casa, cientes de que a nossa casa é tanto o lugar de onde vamos embora como também o espaço que nos gera”, diz Liberano. 

Nesse sentido, mais do que simplesmente apresentar a história deste homem que parte de sua casa natal, interessou à Minha Nossa Cia encontrar e reforçar a força dos elos afetivos, disso que podemos, de forma ampla, chamar de família. É na manutenção dos afetos que a vida contemporânea encontra o alicerce fundamental para sobreviver frente a violência social, política e econômica que bate à nossa porta. Diante do absurdo do mundo, “O Leão no Aquário” pergunta: é possível se manter indiferente à vida em sociedade? 

A cenografia e iluminação são fundidas em uma instalação: um cubo luminoso que representa os contornos de uma casa, ou nas palavras do crítico Francisco Mallmann (Horizonte da Cena, 2017), uma casa-aresta, um aquário-forescente, um terreno, uma bolha a ser furada, limites vazados que permitem os movimentos complexos que existem nos contrastes entre estar-dentro e não-estar-dentro, que contemplam inclusive paradoxais construções como não-estar-estando. Nos momentos finais do espetáculo, o público é convidado a estar-dentro desse cenário-instalação e participar do jogo de troca de posições. 
SERVIÇO:
Sesi Cultura Paraná apresenta “O Leão no Aquário”
Data: 24 de setembro, sábado
Horário:  19h
Local: Teatro Sesi Pato Branco – rua Xingu, 833, Amadori – Pato Branco
Informações: (46) 3220 5524 
Programação Gratuita. Retire seu ingresso com 30 minutos de antecedência no dia da apresentação. Contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível, 1 litro de leite ou 1 livro.