Procurar Notícia

COVID: Queiroga anuncia 600 mil doses a mais da vacina para crianças

  • 10/01
  • Geral
  • Jornalismo

O Brasil vai receber um número maior do que o previsto inicialmente de doses da vacina contra COVID-19 para crianças entre 5 e 11 anos, informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira (10). “Nós conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica agora no mês de janeiro. Então serão 4,3 milhões de doses da vacina”, disse.

A primeira remessa de doses, com cerca de um terço do total, está prevista para chegar ao país na próxima quinta-feira (13). O restante deve chegar nos dias 20 e 27 de janeiro. Os imunizante serão analisados pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) antes de serem enviados aos estados e municípios.

Vacinação infantil

A vacinação para crianças entre 5 e 11 anos foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) em 16 de dezembro último. O imunizante utilizado será o Comirnaty, da Pfizer.

A dose da vacina que será aplicada nas crianças equivale a um terço da usada nos adultos. O imunizante poderá ser armazenado por dez semanas a uma temperatura de 2°C a 8°C. A  vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. O frasco infantil é de cor laranja, enquanto o de adulto é roxo.
(fonte: R7)