Procurar Notícia

Economia: estado prevê arrecadar 35% a mais com IPVA e a soma deve ser de R$5,6 bilhões

  • 10/01
  • Geral
  • Jornalismo

Proprietários de veículos do Paraná já podem consultar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 no site da Secretaria de Fazenda. O prazo para pagamento inicia no dia 17 e neste ano será possível parcelar o imposto em até cinco vezes.

A diluição do valor total em mais parcelas vai ajudar a aliviar o aumento no imposto devido pelos contribuintes. É que apesar de a alíquota não ter sido reajustada, o IPVA está mais caro neste ano em função da valorização dos veículos.

Para calcular quanto cada proprietário deve, o Estado usa como base a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de setembro e aplica a alíquota de 3,5% para veículos de passeio e 1% para quem tem caminhão, ônibus, veículos de carga, movidos a GNV ou que estejam em nome de empresas e locadoras. Segundo o índice de preços da Fipe, entre setembro de 2020 e setembro de 2021 o preço dos veículos novos subiu cerca de 26% e dos usados, 31%.

A Sefaz prevê arrecadar R$ 5,6 bilhões com o IPVA deste ano. O valor é 35% maior que de 2021 e, além da grande valorização dos veículos, é consequência também do aumento da frota do Paraná, que ganhou 100 mil novos veículos no último ano.

Alíquota 
O Paraná é um dos estados que mais cobram do proprietário do veículo. A alíquota era de 2,5% até 2015 e
desde então passou para 3,5%. Há estados que cobram até 4% de quem tem carro, mas existem outros em que a alíquota é de 2%.

Repasse 
Do total arrecadado com o imposto, metade é compartilhado com os municípios, conforme os veículos emplacados em cada cidade. Francisco Beltrão, por exemplo, tem a maior frota do Sudoeste, mas o maior retorno do imposto é de Pato Branco, que tem cerca de cinco mil veículos a menos licenciados. Esse recurso para as prefeituras só é menor que o repasse do ICMS e pode ser utilizado livremente pelos gestores em investimentos e despesas.

(fonte: Jornal de Beltrão)