Procurar Notícia

Prefeitura de Pato Branco irá disponibilizar atividades online voltadas aos alunos dos CMEIS

  • 09/05
  • Geral
  • Jornalismo

Na manhã desta sexta-feira (08), diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Pato Branco, estiveram reunidas com uma equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para compreender o funcionamento da plataforma digital, que já vem sendo utilizada pelo Ensino Fundamental. Assim, a partir do dia 18 de maio, serão disponibilizadas as sugestões de atividades para que os pais ou responsáveis possam fazer com seus filhos, tendo em vista que as crianças estão afastadas dos CMEIS desde o dia 20 de março, em cumprimento ao Decreto Nº 8.631/2020, devido às medidas de contingência do Coronavírus (COVID-19).

Para colocar esta estratégia em prática, os professores farão um planejamento semanal de opções de temáticas, como contação de histórias, teatro de fantoches, opções de jogos em família, entre outros, proporcionando uma forma de interação entre as crianças e seus professores. Os coordenadores de cada CMEI farão a seleção das atividades que serão disponibilizadas através da plataforma virtual da Secretaria de Educação de Pato Branco, além de outros meios, como o Facebook, site do município e também via WhatsApp. Haverá também a opção de retirar as sugestões de atividades na forma impressa ou na modalidade de jogos . 

De acordo com a diretora do CMEI Toca do Coelho, Naira Marisa Topazio, o intuito é oferecer opções lúdicas para que as crianças possam novamente ter este contato com o aprendizado, porém, de maneira não obrigatória, sendo que a execução das atividades é opcional. “Muitas mães enviam áudios contando que as crianças passam o dia mexendo no celular, por isso, vamos aproveitar essa ferramenta que eles tanto gostam para disponibilizar essas sugestões e para que voltem a aprender brincando. Trabalharemos, neste primeiro momento, os valores atrelados à família, pois durante este distanciamento social, é importante que as crianças percebam que o mais importante é a família e este maior convívio em casa.”

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, o uso da tecnologia funciona como um suporte para que se possa dar continuidade à educação, mesmo que de forma lúdica, para essas crianças. “Nesta nova realidade em que estamos inseridos, precisamos encontrar maneiras de continuar disponibilizando aprendizagem a todos, adaptando isso para os meios virtuais. Por isso, criamos uma página no Facebook chamada “CMEIS – Pato Branco”, já que esta é uma ferramenta que todos estão familiarizados e acostumados a usar, para que as equipes de educação do município possam repassar conteúdos, para os pais aplicarem em casa com seus filhos.”(assessoria)