Procurar Notícia

Equipes da Prefeitura de Pato Branco intensificam fiscalização em estabelecimentos comerciais

  • 01/05
  • Geral
  • Jornalismo

Para orientar e fiscalizar os estabelecimentos comerciais de Pato Branco quanto ao cumprimento dos decretos municipais de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Pato Branco tem atuado com diversas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran). 

Diariamente, inclusive nos domingos e feriados, entre às 8h30 e 22h, as equipes da Vigilância Sanitária fiscalizam os estabelecimentos alimentares, de saúde (hospitais, clínicas médicas e odontológicas), profissionais liberais, farmácias, academias, salões de beleza, estéticas e demais estabelecimentos de prestação de serviço. Já os profissionais do Depatran fiscalizam o comércio em geral, bares, espaços públicos, associações recreativas e clubes, bem como, são efetuadas em torno de 40 abordagens por dia em veículos do transporte regular e, de fretamento nas entradas e saídas de turnos de indústrias e empresas.

 

Conforme a Divisão de Vigilância Sanitária, no período de 21 a 26 de abril, 104 estabelecimentos, dos mais diversos segmentos, foram notificados por descumprimento do decreto quanto ao horário. Neste mesmo período, foram registradas seis denúncias por aglomeração de pessoas e multados 18 estabelecimentos. No mesmo período, o Depatran notificou 31 estabelecimentos e uma empresa de transporte por fretamento pelo descumprimento ao decreto municipal. 

Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Cirlei dos Santos, além de auxiliar com orientações e condutas, a serem adotadas pelos diferentes segmentos da sociedade, as equipes notificam quando do descumprimento das medidas de contingências, e posteriormente, se houver reincidência, os estabelecimentos são multados. 

“Observamos que parte dos empresários estão preocupados em seguir o decreto, no entanto, outros ainda estão trabalhando de maneira irregular, fechando fora do horário ou mantendo os funcionários dentro do local após o período estipulando. Pedimos mais conscientização por parte da população. Mantenham o isolamento e saiam de casa apenas em casos de urgência. Este é o momento que todos precisam fazer a sua parte”, enfatiza Cirlei. 

Novo decreto

Com a publicação do Decreto Nº 8.673, nesta quinta-feira (30), que estipulou horários diferenciados também para academias e atividades esportivas, lanchonetes e restaurantes que se encontram nas dependências de clubes e associações, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer disponibilizará equipes para fiscalização nestes estabelecimentos. 

Disque-denúncia  

A Prefeitura de Pato Branco passou a disponibilizar, desde o dia 24 de abril, um canal onde o cidadão pode fazer denúncias de irregularidades e descumprimentos dos assuntos relacionados ao Covid-19. Até o dia 28 de abril foram registradas uma média diária de 28 ligações e mensagens de whatsapp. 

Se identificar algum descumprimento dos decretos, ligue no (46) 9- 8404 -1020, de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h, e nos domingos, das 8h às 20h. (Assessoria)