Procurar Notícia

Prefeitura de Pato Branco reestrutura rede de atendimentos à saúde durante enfrentamento ao Covid-19

  • 18/04
  • Geral
  • Jornalismo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde a publicação da Portaria 8.631, de 17 de março de 2020, vem readequando a estrutura dos serviços de saúde para o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), no município. O conjunto de orientações e adequações resultou do Plano de Contingência, que tem como objetivo definir as responsabilidades de cada esfera da assistência em saúde do Município e estabelecer uma organização necessária para atender a situações de emergência relacionadas à circulação do vírus – abrangendo desde o critério de atendimento nas unidades de saúde e na UPA, compra de novos equipamentos, alocação de estruturas extras, até a disponibilização de contatos via telefone, mensagem de WhatsApp e chamadas de vídeo, para sanar as dúvidas da população. 

Unidades Básicas de Saúde e UPA

Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tiveram as suas rotinas alteradas, já que, no momento, estão atendendo somente casos de urgência e emergência. “A Prefeitura está readequando a UPA para que esteja apta a realizar atendimentos mais complexos como possíveis casos suspeitos de Coronavírus e fazendo a aquisição de insumos e equipamentos de alta necessidade devido ao momento”, afirma. Para isso, foram recebidos nesta terça-feira (14), seis novos respiradores e monitores, que totalizaram R$ 410 mil, em recursos próprios do município, para contemplar seis leitos de UTI em duas salas da UPA.

 

A fim de organizar um fluxo diferenciado para pacientes com sintomas respiratórios dos demais, a UPA também está trabalhando com a separação de áreas de atendimento, com abordagem inicial do paciente na porta de entrada da unidade para a realização de triagem, realizada por uma equipe multidisciplinar, para a identificação sintomática e direcionamento para área de atendimento, conforme classificação.

Caso haja um aumento no número de pacientes em decorrência do Covid-19, a UPA conta com uma estrutura extra já montada em sua parte externa, para atender um fluxo maior para esta demanda, que servirá como um centro de atendimento de triagem e atendimentos de baixa complexidade antes de o paciente ser encaminhado para consulta médica na Unidade. “Com a montagem das barracas do lado de fora da UPA, estamos nos antecipando, caso seja necessário e havendo um fluxo maior, o município já está previamente preparado”, complementa Márcia. 

Investimentos na área da Saúde

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou o investimento de R$ 1.098.941,88 (Um milhão e noventa e oito mil e novecentos e quarenta e um reais e oitenta e oito centavos), aplicados na aquisição de equipamentos e insumos, serviços de sanitização e a disponibilidade de novos leitos hospitalares, incluindo os destinados às UTIs na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os investimentos estão previstos como situação de emergência, de acordo com o Decreto Nº 8.641, publicado no dia 20 de março, no qual autoriza a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento ao COVID-19, nos termos do art. 24, inciso IV, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 do art. 4º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. 

Canais de atendimento ao usuário 

A secretária municipal de saúde salienta que pessoas com dúvidas ou com sintomas respiratórios leves, devem entrar em contato através dos telefones que estão sendo disponibilizados pelo Município de Pato Branco, exclusivamente para assuntos relacionados ao Coronavírus (Covid-19), onde serão orientados quanto a necessidade de procura aos serviços de saúde e local adequado de atendimento de acordo com os sintomas apresentados.

 

“Estamos com sete linhas para atender à população, que funcionam das 7h da manhã até a meia-noite. São seis contatos via ligação telefônica e um para mensagem de WhatsApp. Além destes, estamos disponibilizando também mais dois números para atendimentos realizados por médicos, exclusivos para chamadas de vídeo via WhatsApp, para orientações sobre o Coronavírus e doenças crônicas. Um número é destinado para atendimento de crianças de até 12 anos e o outro para atendimento a partir dos 13 anos”, explica Márcia.

Caso haja necessidade de entrar em contato com o serviço telefônico entre meia-noite e 7h, a secretária diz que o usuário pode ligar na UPA para buscar orientações.

Confira os telefones e horários de atendimentos de cada um:

Ligue de segunda a segunda – das 7h às 19h:

46 3213-1740

46 99122-6952

46 99108-8490

46 99111-5040

Ligue de segunda a segunda – das 19h às 23h59:

46 99981-0596

46 99974-4611

Mande mensagem via WhatsApp:

46 999122-3978

Faça chamada por vídeo via WhatsApp de segunda a segunda – das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h:

Para crianças até 12 anos: 46 99108-8101

A partir de 13 anos: 46 99106-6488

(assessoria)