Procurar Notícia

Obras para ampliação do Aeroporto de Pato Branco iniciaram nesta terça-feira (18)

  • 20/02
  • Geral
  • Jornalismo

A segunda fase da ampliação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso – Aeroporto de Pato Branco, teve início nesta terça-feira (18). O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que deu início aos trabalhos de aterro e terraplenagem em uma área de aproximadamente 150 metros de cada lado das cabeceiras, totalizando 300 metros lineares.

 

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, esta obra está adiantando, com recursos próprios do município, 37 mil metros cúbicos dos 400 mil metros cúbicos totais dos aterros que serão realizados nas duas cabeceiras. “Por questões de bom senso e de economia, essa parte que está sendo realizada agora evita que seja preciso mexer no balizamento luminoso da pista. Caso não fosse feita esta etapa, teríamos que mexer no balizamento e investir 20 mil reais ou mais”, esclarece.

 

Braun explica, ainda, que o aterro desta fase das obras, que possui caráter de prioridade para a Prefeitura de Pato Branco, corresponderá a aproximadamente 2.500 cargas de terra. “Neste momento nós estamos aterrando parte das bacias de contenção para drenagem de água existentes nas laterais da pista para, na sequência, providenciar as bacias em outros locais, trabalho que será realizado somente após o processo licitatório”, enfatiza o secretário.

 

Segundo Braun, a previsão de término desta parte da obra é de cerca de 30 dias, já que as máquinas só podem trabalhar fora do horário do voo regular.

 

Projeto de ampliação

O projeto de melhorias, que está em desenvolvimento, contempla ainda um novo pátio de aeronave; pista de rolamento para ligação entre pista de pouso/decolagem e pátio de aeronaves; cercamento da área operacional do aeroporto; estacionamento de veículos; novo terminal de passageiros; áreas de circulação, além da ampliação da largura de toda a pista, de 30 metros para 45m.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico enfatiza que com a modernização do espaço, até o final de 2020, o Aeroporto de Pato Branco estará consolidado na região. Segundo ele, a expectativa é de que até o final deste período o número de passageiros alcance 30 mil pessoas. “Com a execução de todo o projeto, estaremos preparados para receber aeronaves maiores e oportunizar com magnitude os voos entre Pato Branco e Curitiba, com a possibilidade ainda de recebermos outras companhias aéreas. Pato Branco e região têm potencial para isso e cada vez mais trabalharemos para aprimorarmos nosso aeroporto”, salientou Braun.

 

Mudança de horários

Desde o dia 02 de fevereiro, os voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no Aeroporto de Pato Branco passaram a ser realizados no período da manhã. A aeronave sai de Curitiba às 8h35, desembarcando em Pato Branco às 9h55, com retorno marcado às 10h30 e previsão de chegada, na capital, às 11h40.

 

Histórico

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais no Aeroporto Juvenal Cardoso, inaugurado na década de 1950, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos somaram mais de R$ 15 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). Em 2018, paralelamente às capacitações da equipe que atuaria no local, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fizeram vistorias do processo de certificação do Aeroporto, que no final de 2019 recebeu a certificação definitiva.

Texto e foto: Assessoria