Procurar Notícia

Vereador indica ao Executivo a utilização de lixeiras subterrâneas

  • 19/02
  • Geral
  • Jornalismo

O Plenário do Legislativo aprovou na última sessão, indicação apresentada pelo vereador  Ronalce Moacir Dalchiavan (PP).  O documento sugere ao Executivo a utilização de lixeiras subterrâneas nos pontos de maior produção de resíduos. Ele cita, por exemplo, o sistema instalado no Estado de São Paulo (SP), com o objetivo de modernizar o sistema de coleta de lixo municipal e garantir mais qualidade de vida à comunidade.

O vereador explica que com os recentes avanços tecnológicos, é possível fazer a reciclagem de resíduos com máxima eficácia e segurança. O sistema está presente nas cidades de Pirituba e Paulínea, que utiliza desde o ano de 2012 e tem apresentado excelentes resultados.      

Detalhes             

Trata-se de lixeira subterrânea, instalada embaixo da calçada e que consegue comportar grande quantidade de lixo ao mesmo tempo. O sistema exige um investimento econômico inicial, mas que com certeza se pagará com o tempo, tendo em vista que, com as lixeiras subterrâneas, a coleta do lixo pode ser realizada até uma vez por semana, reduzindo gastos com a gasolina do caminhão da coleta, por exemplo. Na lixeira subterrânea também é possível fazer a separação do lixo orgânico e do reciclável, garantindo a coleta sustentável, ainda, libera espaço para estacionamento,

As vantagens desse tipo de lixeira são, entre outras: o fato de o lixo ficar isolado e bem guardado, com resultado urbanístico elegante e superação de problemas como a ocorrência de chuvas que, normalmente, carregam os detritos até bueiros e outros escoadouros públicos, entupindo-os e causando enchentes. Além disso, o lixo reciclável pode ser levado diretamente para as cooperativas de catadores de lixo – projeto este que prevê a geração de renda para esses trabalhadores, como contrapartida social.

Texto e foto: Assessoria