Procurar Notícia

Mais de 500 pessoas são imunizadas no Dia D de vacinação contra o sarampo em Pato Branco

  • 18/02
  • Geral
  • Jornalismo

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (15), o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que no Paraná foi ampliada para pessoas até 59 anos de idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, de São Roque do Chopim e a Unidade Central receberam centenas de pessoas, totalizando ao fim do dia, 505 aplicações da vacina. Além disso, na semana de 10 a 14 de fevereiro, quando a campanha teve início, foram vacinados em Pato Branco mais 361 pessoas.

 

A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Franciele Palavicini, disse que os números superaram as expectativas, sendo que o público de 20 a 39 anos foi o que mais procurou pela vacina. “O Dia D da campanha foi excelente, com muita procura nas unidades. Realmente as pessoas entenderam a importância da vacinação. No entanto, muitos ainda precisam se imunizar. Então, lembramos que quem não conseguiu ir ao dia D, que procure o quanto antes as unidades de saúde. A vacina continua disponível todos os dias”, salientou.

 

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que também protege contra a caxumba e a rubéola, é indicada para o público de até os 49 anos, porém, durante o período da campanha, que se estende até 13 de março, a mesma será oferecida para pessoas até os 59 anos, que ainda não estão vacinadas. “É necessário apenas a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização”, reforçou Franciele.

 

A sala de vacinas, que funciona junto à unidade Central, realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço. Nas unidades dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45 e, às sextas-feiras, das 8h às 11h15 e das 13h às 15h.

 

Para mais informações sobre a campanha e as vacinas, o telefone para contato é o (46) 3213-1700.

 

A doença

O sarampo é uma doença viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa através de secreções respiratórias, pela fala, espirros e tosse. Pode atingir qualquer pessoa não vacinada, em qualquer faixa etária, causando maior gravidade em extremos de idade (principalmente em crianças menores de um ano) levando a complicações como meningites, pneumonias e até a morte.

Texto e foto: Assessoria