Procurar Notícia

Dia D de combate à dengue mobilizou o município no último sábado (15)

  • 18/02
  • Geral
  • Jornalismo

Na manhã do último sábado (15), foi realizada uma ação conjunta, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde; Meio Ambiente; Educação e Cultura, juntamente com representantes da União de Bairros e entidades voluntárias, em combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

A ação aconteceu em 24 bairros, das 8h às 12h, com abertura na Unidep. Com uma participação expressiva, o Centro Universitário de Pato Branco, teve aproximadamente 170 inscritos para o mutirão, a maioria calouros, conforme informou a reitora da instituição, Kelen Mânica.

 

A agente de endemias da Vigilância epidemiológica de Pato Branco, Elizete Leal, explica que o trabalho de combate à dengue já acontece regularmente com as visitas diárias dos agentes às residências e empresas em geral, porém a preocupação aumentou agora com a confirmação dos novos casos da doença neste início de ano. “Nós fazemos o nosso trabalho de verificação de focos e orientação, porém, o mais importante é a população estar ciente em ter uma rotina de cuidados dentro dos seus imóveis, limpar as calhas, tratar as piscinas e manter as caixas d´água bem vedadas”, explica.

 

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, reitera que o Dia D foi somente o início de um grande movimento do município contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Neste momento, quero expressar minha gratidão a todos que se envolveram no mutirão de sábado, que voluntariamente doaram um pouco do seu tempo para envolver a sociedade em uma nova consciência coletiva em combate à proliferação do mosquito transmissor.”

 

Resultados do Dia D

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, o mutirão resultou em um saldo positivo em relação ao trabalho realizado no sábado. “Por mais que o município ofereça toda uma infraestrutura, fica difícil atender todos os bairros em tão pouco tempo, então a participação de todos é extremamente importante nesse momento. Esse trabalho foi muito positivo e é necessário reconhecer que a população realmente abraçou a causa, foi a campo e fez acontecer. Ressalto ainda a importância da participação dos presidentes dos bairros, que se envolveram na ação desde o primeiro contato”, disse Cezar.

 

Até a manhã desta segunda (17), foram recolhidos 29 brucks, totalizando 90 toneladas de materiais. Ainda segundo o secretário, os brucks ficarão disponíveis para a população descartar os possíveis criadouros do mosquito até maio e, se preciso for, a Prefeitura Municipal deixará por mais tempo.

 

Próximas ações

A definição dos bairros que receberam o mutirão neste sábado foi um apontamento da Vigilância Sanitária, de acordo com os locais em que o mapa epidemiológico apresentou maior infestação do mosquito Aedes aegypti. Os demais bairros da cidade, que não foram relacionados para a execução das ações do dia 15, terão ações com data prevista para 14/03/2020 e 11/04/2020.

Texto e foto: Assessoria