Procurar Notícia

Prefeitura de Pato Branco promove Dia D de combate à dengue no próximo sábado (15)

  • 14/02
  • Geral
  • Jornalismo

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação realizaram uma entrevista coletiva, no auditório do Largo da Liberdade, para informar sobre as ações que serão realizadas de combate à dengue no município de Pato Branco, que acontecerá nesse sábado.

 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, foram confirmados 10 casos de dengue nestes primeiros 44 dias de 2020, sendo seis casos importados e quatro casos autóctones, ou seja, que foi contraído no próprio município. A fim de evitar a possibilidade de uma epidemia, em janeiro foi criado o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue de Pato Branco, instituído pelo Governo do Estado e que conta com representantes de diversas entidades estaduais e municipais.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, desde então, estão sendo realizadas reuniões periódicas para alinhar o plano de ação a fim de que seja evitada a reprodução e a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Estão envolvidos conosco nesta programação, todos os representantes da União de Bairros e diversas entidades da sociedade civil do município, além dos agentes de saúde e agentes de endemias, participando efetivamente na construção do nosso mutirão que irá acontecer no próximo sábado (15), das 8h às 12 horas”, afirma Márcia.

 

Dia D contra a dengue

O Dia D de combate à dengue tem como objetivo levar informação e orientação aos moradores em relação à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti de suas residências. O médico veterinário da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Wilson Braun, enfatiza que as pessoas envolvidas no mutirão não estarão lá para fazer a coleta de lixo, mas para orientar as pessoas para que depositem os lixos e entulhos nos locais corretos.

 

“Os moradores precisam também ter cuidado com os chamados depósitos úteis, que são aqueles que as pessoas utilizam daquela água para alguma finalidade, como as caixas d´água, cisternas, bebedouros de animais, piscinas, sendo que cada tipo de depósito tem a forma correta para limpeza”, explica Braun.

 

Para uma maior eficiência, serão distribuídos 24 brucks, próprios para a campanha, em 24 bairros que o mutirão irá acontecer e no Parque de Exposições. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, esta será uma ação educativa do ponto de vista ambiental e sanitária. Ele orienta que se deve retirar das residências exclusivamente o material que pode acumular água. “Neste momento não é para depositar nos brucks outros materiais como sofás ou resíduos da poda urbana, por exemplo, mas somente aquilo que pode se tornar um depósito de ovos e larvas do mosquito”, explica.

 

Cronograma dos bairros

A definição dos bairros que receberão o mutirão neste sábado foi um apontamento da Vigilância Sanitária, de acordo com os locais em que o mapa epidemiológico mostra maior infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os demais bairros da cidade, que não estão relacionados para a execução das ações no dia 15, terão ações com data prevista para 14/03/2020.

 

Obs: Segue em anexo arquivo do cronograma das ações em seus respectivos bairros.

Texto e foto: Assessoria