Procurar Notícia

Pato Branco foi a 5ª cidade que mais gerou empregos no Paraná em 2019

  • 28/01
  • Geral
  • Jornalismo

Uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, Pato Branco foi o 5º município do Paraná que mais gerou empregos formais em 2019. Os números foram divulgados na sexta-feira (24), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontou, ainda, que o município está na 10ª posição na região Sul e 48ª no ranking nacional de geração de empregos.  Além disso, o município superou a marca histórica de 2017, quando foram gerados, de janeiro a dezembro de 2019, 2.159 vagas de empregos, 31 a mais do que 2017.

 

O segmento que mais teve crescimento foi da construção civil (754 novos postos de trabalho); seguido de serviços (565); indústria de transformação (437); comércio (292) e administração pública (92); agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (15); e serviços da indústria de utilidade pública (07). No Paraná, Pato Branco ficou apenas atrás de município de grande porte, como Curitiba, Maringá, São José dos Pinhais e Cascavel.

 

O prefeito Augustinho Zucchi destacou que os bons números refletem a qualidade de vida ofertada no município, bem como, o estímulo constante ao empreendedorismo e à inovação. Ele lembrou que, nos últimos anos, importantes empreendimentos estão se instalando na cidade, como redes de supermercado e o shopping de Pato Branco. “Estamos em constante ascensão e trabalhamos para promover a descentralização de investimentos, a geração de renda e empregos. Cada vez que novas empresas chegam à cidade, potencializamos mais nosso poder econômico e social”, disse.

 

O prefeito também enalteceu a estruturação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso que, recentemente, completou um ano oferecendo voos regulares e que é um dos fomentadores de novos negócios na cidade e região. “Temos muito para nos orgulhar e, assim, continuar trabalhando para proporcionar oportunidades para que mais investimentos venham até Pato Branco. Hoje, nosso município está ligado com o mundo todo”, salientou.

 

O gerente de um empreendimento do ramo supermercadista, que está investindo em Pato Branco, Anderson Martins, enfatizou que a cidade é atrativa pela versatilidade e pela visão dos gestores públicos, preocupados com a qualidade de vida da população. “Estamos satisfeitos em estar aqui, por saber que estamos colaborando com a geração de emprego e renda, investindo e crescendo junto com o município”, afirmou.

 

Destaque nacional

 

Os índices do Caged, somados a outras conquistas importantes de Pato Branco, nos últimos anos, coloca o município em posição de destaque nacional. A cidade, que possui atualmente uma população de mais de 82 mil habitantes, ocupa o 4º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a saúde, educação e geração de emprego e renda. Entre as 5.571 cidades brasileiras, Pato Branco assume a 19ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná, com índice de 0,8737, divulgado em 2018, o levantamento tem como ano-base 2016.

Texto e foto: Assessoria