Procurar Notícia

Moradores unidos para combater o mosquito Aedes aegypti

  • 27/01
  • Geral
  • Jornalismo

No sábado (25), os moradores do bairro Parque do Som realizaram uma força tarefa para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças, entre elas, a dengue. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a disponibilização de bolsas e caçambas, para a coleta e recolhimento, bem como, o levantamento de terrenos onde os proprietários serão notificados para realizarem a limpeza.

 

A ação, educativa e sanitária, foi proposta pelos moradores do bairro, como explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares. “Eles nos procuraram e pediram nosso apoio e ficamos satisfeitos em colaborar, pois só com o engajamento do maior número possível de pessoas é que iremos alcançar melhores resultados no combate ao mosquito”, afirmou Cezar. Que explicou que a secretaria está à disposição para grupos que quiserem realizar ações como a de sábado.

 

Para o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello, o combate ao mosquito é uma questão de inteligência. “A situação em nossa região ainda não se compara com as demais em nosso país, por isso é uma questão de inteligência não seguirmos o mesmo caminho. Precisamos cuidar da limpeza dos terrenos, das calhas, piscinas e todos os locais que possam acumular água”, ressaltou Nezello.

 

O presidente da Associação de Moradores do bairro Parque do Som, Valdir Oldoni, disse que os moradores iniciaram os trabalhos ainda pela manhã, com grande participação. “Formamos equipes de trabalho e fizemos a coleta de lixos pelos terrenos e calçadas, houve um engajamento considerável da comunidade, desde crianças até os idosos, ajudando nos trabalhos”, contou Oldoni.

 

Ações em Pato Branco

 

Todos os bairros de Pato Branco contarão com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos iniciam já nesta segunda-feira (27), no bairro Gralha Azul, na zona Sul, com o recolhimento de lixos e entulhos. O trabalho está sendo realizado em parceria com as agentes de endemias, que fazem o primeiro contato de orientação com os moradores.

 

“O mutirão irá passar em todos os bairros, mas os moradores precisam aguardar a visita das agentes, elas informam quais dias os mutirões irão passar em cada local, para evitar que os lixos e entulhos se acumulem em frente às residências”, pediu Cezar.

Texto e foto: Assessoria