Procurar Notícia

Legislativo presta homenagens às iniciativas que fomentam a tecnologia, a cultura e a arte

  • 05/12
  • Geral
  • Jornalismo

Na sessão de quarta-feira, do Legislativo, foram entregues Moções de Aplauso à Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, extensiva a sua equipe e parceiros pela realização da IV Inventum 2019 e a Luiz Antonio Corona e Hieda Maria Pagliosa Corona, pela realização da JoArte, que fomenta a arte e a cultura em Pato Branco. As homenagens, de autoria do vereador Amilton Maranoski (PV), foram subscritas por todos os demais vereadores.


Evento
A Inventum tem a participação de várias entidades e objetiva demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas, bem como ratificar a excelência que Pato Branco tem na área. Para o setor acadêmico e empresarial, realizam-se palestras e eventos envolvendo os setores de empreendedorismo, tecnologia e inovação.
O secretário Geri Dutra agradeceu a homenagem, bem como ressaltou a importância das parcerias formalizadas. A cada edição, segundo ele, o evento revela novas oportunidades de geração de emprego e de conhecimento.


JoArte
Em seguida, Amilton entregou as moções a Luiz Antonio Corona e a Hieda Maria Pagliosa Corona. Hieda recordou que, após a linda homenagem da cidade em 2016 dando o nome da biblioteca do CEU das Artes e esportes a amada filha Joana Corona, por iniciativa de Lei do então vereador Enio Ruaro, a qual foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores, pensamos naquele momento, que a dor pela ausência da nossa Joana continha uma presença que se materializava, não apenas em uma estrutura física, mas na oportunidade de expansão do seu trabalho literário e de sua arte.


Os lugares que eram fundamentais na vida da Joana na sua trajetória de leitora, escritora e artista eram as bibliotecas, as universidades, os sebos, as galerias, os museus, as ruas, as praças, ou seja, onde a arte e a literatura se manifestassem. Em qualquer lugar do mundo, quando ela entrava nesses espaços era como luzes que nos impulsionava para dentro desses universos.


Essas suas paixões se revelavam em seus trabalhos, porque ela escreveu poesia, contos, produziu arte através de diversas formas de expressão: vídeos, fotos, objetos. Assim, através da escrita, dos objetos, da imagem e do som ela procurou externar sua compreensão do mundo e exercer a sua liberdade.


Por isso,  foi idealizado (e financiamos) desde então, eventos como o 1° (2016); 2° (2017), 3° (2018) e o 4° (2019) JoArte, realizados com prestigiosas parcerias com o CEU das Artes, Prefeitura Municipal, Grupo Leia Mulheres de Pato Branco, UTFPR, entre outros apoios, e com a participação de artista muito talentosos e queridos, tendo como desdobramento o JoArte Battle (Birow) 1 ª e 2ª e 3ª edições, coordenados pelo Baby, Jaqueline e o grupo de Hip Hop.
O objetivo central dos eventos  JoArte em todas as edições é proporcionar espaços de realização de atividades culturais, voltadas para a poesia e literatura, música, artes plásticas e visuais, teatro e dança, como forma de fomentar processos educativos e de vivências artísticas, direcionadas a toda a comunidade, para crianças, jovens, artesãs, adultos e idosos, em especial, aos frequentadores do CEU das Artes e dos Esportes e da Biblioteca Joana Carona, no Município de Pato Branco.


O JoArte alia-se ao CEU das artes e dos Esportes que é um lugar marcado pelo empenho e compromisso da a equipe e voluntários com processos educativos, artísticos e esportivos, com qualidade, respeito às diferenças e inclusão social.  Em todas as edições estima-se um público de 300 pessoas frequentando as atividades propostas.


Memória
Joana  deixou um legado de alegria, de trabalho, e penso que esse reconhecimento é para a família uma honraria, que recebemos com muito carinho, com emoção. Joana morreu aos 31 anos, era artista visual, poeta e editora. Ela morava em Curitiba e era uma das artistas jovens atuantes da cena de artes plásticas. Joana começou a expor em 2008. Joana teve uma parada cardíaca súbita durante uma viagem a Florianópolis.

Texto e foto: Assessoria