Procurar Notícia

Institutos realizam o 6º Festival de Tchoukball

  • 03/12
  • Geral
  • Jornalismo

O Instituto Theóphilo Petrycoski e o Instituto Prosdócimo, através da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal, realizaram na tarde do dia 29 de novembro, no Ginásio da AABB em Pato Branco, o 6º Festival de Tchoukball que envolveu cerca de 150 beneficiários do projeto. A ideia, conta o professor Satiro Bertol Junior é criar um momento especial de integração entre os locais onde ocorrem os treinos, ao longo do ano.

 

Desde o início do Projeto de Tchoukball mais de 600 alunos participaram das oficinas em parcerias com instituições do município. Atuam no projeto do Esporte o Coordenador Satiro Bertol Junior e o Professor e Felipe Borges Cadernal.

 

Estiveram participando esse ano os alunos da oficina, das Escolas Municipal São Luiz (Nova Espero), São Cristóvão e Genesis, e instituições sem fins lucrativos Remanso da Pedreira e AABB Comunidade. A iniciativa é patrocinada pela Atlas Eletrodomésticos e Sanepar. E são mantenedores do Projeto de Tchoukball as empresas Atlas Eletrodomésticos e Sementes Guerra.

 

Para o empresário Cláudio Petrycoski o Tchouball é um esporte diferenciado, de inclusão que une praticidade e uma proposta de competição que evita o choque físico e, portanto, menor probabilidade de lesões. “O médico de Genébra, Hemann Brandt se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas na maioria dos esportes, surgindo, dentro de tal visão o Tchoukball.”

 

Claudio Petrycoski presidente do Instituto Theóphilo Petrycoski diz que por ser extremamente inteligente e, principalmente, de inclusão, o Tchoukball deve ser observado com carinho por educadores e pessoas que querem um esporte que realmente seja positivo pela estratégia e possibilidade, inclusive, de inclusão já que pessoas de condições físicas diferentes podem competir.

 

O presidente do Instituto Prosdócimo Guerra, Aldir Vendrúsculo diz que o tchoukball é o esporte da paz, envolvendo relações de respeito que ajudam na formação do caráter, importante para toda a existência. “É uma experiência que marca para a vida. Estamos juntos com seu Cláudio Petrycoski para a difusão deste belo esporte.”

Texto e foto: Assessoria