Procurar Notícia

Pato Branco receberá o programa Cidades Experimentais

  • 13/11
  • Geral
  • Jornalismo

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a prefeitura de Pato Branco firmaram termo de compromisso para cooperação no trânsito. O programa Cidades Experimentais, coordenado pelo Detran-PR, abre espaço para que empresas apliquem, em ambiente real, soluções tecnológicas de mobilidade urbana.

O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (12), durante reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior com a equipe de secretários e dirigentes de autarquias e empresas públicas, realizada em Pato Branco, dentro da agenda da transferência da sede do governo para o município.

Pato Branco é o segundo município a aderir ao programa Cidades Experimentais - o primeiro foi Ponta Grossa. A iniciativa transforma a cidade em polo experimental. Entre os projetos que podem ser desenvolvidos estão engenharia de tráfego inteligente, educação para o trânsito, sustentabilidade, segurança no trânsito, fiscalização e monitoramento em rede.

Lançado em 18 de julho, o programa tem como objetivo agregar soluções inteligentes para melhorar a mobilidade urbana nos municípios paranaenses. O termo de cooperação permite o compartilhamento de informações e aperfeiçoamento de áreas técnicas, buscando construir cidades mais inteligentes. A ideia do Detran e do Governo do Estado é moldar uma rede de cidades experimentais e contribuir com inovações que aproximem pessoas às ações governamentais.

Segundo o diretor-geral do Detran, César Kogut, o intuito é melhorar a vida nas cidades com tecnologia, em consonância com o Governo 5.0. “Estamos buscando, com essa troca de informações, trabalhar mais próximos. Com isso vamos aperfeiçoar a educação no trânsito e encontrar novas soluções para fiscalização. Estamos construindo parcerias duradouras para melhorar o dia a dia dos municípios”, afirmou Kogut. “As startups de Pato Branco poderão aplicar soluções tecnológicas nos espaços mais democráticos do País, as vias públicas”.

AÇÕES - A ideia é integrar, de maneira inteligente, inovações que tragam melhorias no tráfego urbano, no transporte público e iniciativas que impactem na convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Os projetos de mobilidade também podem incluir aplicativo de talonário eletrônico, boletim de acidente de trânsito, radar inteligente, ruas responsivas e rádio no smartphone para agentes de trânsito, que já serão testados em Ponta Grossa a partir de 20 de novembro deste ano. Em Pato Branco, o projeto deverá ser iniciado com um grande Hackathon para Mobilidade Urbana, com previsão para março de 2020.

AEROPORTO – Na reunião, o governador também recebeu de empresários da região o pedido de apoio do Governo do Estado para a ampliação do aeroporto de Pato Branco (Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso), que permitirá receber novas rotas e aeronaves maiores. O prefeito Augustinho Zucchi apresentou o projeto executivo ao governador. Ratinho Junior disse que já assumiu o compromisso em ajudar na medida do possível. Ele lembrou que o projeto se enquadra na estratégia de desenvolvimento econômico regional, adotada com o Voe Paraná e o aumento de rotas ao longo do ano.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na reunião os secretários estaduais, diretores de autarquias e presidentes das empresas públicas; o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, e o vice, Robson Cantu; secretários municipais; os deputados estaduais Paulo Litro, Luiz Fernando Guerra, Nelson Luersen e Soldado Adriano José; e empresários da região Sudoeste.

Texto e foto: Assessoria