Procurar Notícia

Alunos de Pato Branco lançam livro na Inventum 2019

  • 12/11
  • Geral
  • Jornalismo

Na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, na noite dessa segunda-feira (11), no espaço da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, foi realizado o lançamento do livro “Bienal Publica!Pato Branco – Gibikids na Escola”. A obra, de Histórias em Quadrinhos (HQs), resultado do projeto Gibikids na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Instituto Caranguejo, foi produzida por 28 alunos da Rede Municipal e Estadual de Educação de Pato Branco, de 9 a 14 anos. O evento contou com a presença de autoridades, das crianças envolvidas com a publicação e de seus familiares. Após a solenidade de lançamento, os alunos autores fizeram uma sessão de autógrafos das obras.

 

As oficinas de preparação do livro foram divididas em três etapas: na primeira, ensinou-se conteúdos teóricos da narrativa dos quadrinhos e funcionalidade da diagramação de página. Na sequência, foi realizada a parte prática e conceitual, com o desenvolvimento de um ou mais personagens e sua composição com enquadramentos e, por fim, foram aplicados os conceitos e realizada a primeira versão de HQs, em lápis e com canetas marcadoras. O cotidiano dos alunos foi à base da criação. Ao todo, foram impressos 800 exemplares.

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirmou que para a educação de Pato Branco, lançar uma obra de autores mirins é um privilégio. “É preciso elogiar a criatividade da equipe que idealizou a Inventum 2019 e pensou na produção literária. A tecnologia não supera a criatividade humana e a literatura é uma arte que precisa ser estimulada”, salientou.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, contou que lançar uma obra na Inventum é inédito e reforça o compromisso da organização com a cultura. “É mais uma maneira de incentivarmos à cultura e valorizarmos a criatividade dos alunos de Pato Branco que, empenhados, se engajaram nessa produção de conhecimento”, frisou.

 

A coordenadora de produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Greice Barros, disse que foi a primeira vez que lançaram um livro fora da capital. “Ficamos felizes em participar da criação dessa edição especial. Pato Branco é uma cidade muito ligada com a educação e a cultura e esses momentos ficaram guardados em nossos corações”, ressaltou.

 

“Um sonho”

 

Por gostar de desenhar, Rhuan Max, de 10 anos, da Escola Municipal Rocha Pombo, participou do Gibikids e contou que assinar seu nome em uma obra literária foi sensacional. “Com o processo de criação do livro, aprimorei meu talento e realizei um sonho. Eu sempre quis fazer um desenho que o mundo conhecesse e eu consegui”, enfatizou.

 

Elaine Lecheski, mãe de Julia Scopel, de 9 anos, da Escola Municipal Veneza, comentou sobre a evolução da filha com o processo criativo. “Ela adorou, cada dia aprendeu algo diferente no desenvolvimento dos quadrinhos. Estou muito orgulhosa pelo livro e espero que seja o primeiro de muitos”, contou.

Texto e foto: Assessoria