Procurar Notícia

Alunos e professores da Rede Municipal de Pato Branco são premiados no Concurso Cultural Televisando 2019

  • 08/11
  • Geral
  • Jornalismo

Alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Pato Branco receberam, nesta segunda-feira (04), na RPC TV de Foz do Iguaçu, a premiação do Concurso Cultural Televisando 2019 que, nessa edição, teve como tema, “Sustentabilidade: Vamos juntos por um mundo mais sustentável?”. Nesta edição, participaram cerca de 650 escolas públicas, de 37 municípios do Paraná, divididos por sete regionais de abrangência. Em Pato Branco, das 26 escolas da Rede Municipal de Educação, 24 participaram, com trabalhos inscritos nas categorias: “Ilustração”, para alunos do 1º ao 3º ano; “História em Quadrinhos”, para alunos do 4º e 5º ano; e “Professor Game”.

 

Os melhores trabalhos dos alunos, escolhidos entre as escolas de Pato Branco, premiaram com o primeiro lugar, na categoria Ilustração, Eduardo Lucca Baldi, do 2º ano da Escola Municipal Gênesis, e Alice de Oliveira Maciel, do 3º ano da Escola Municipal São João Batista de La Salle; Já na categoria História em Quadrinhos, o primeiro lugar ficou com Isadora Monteiro da Silva, do 4º ano da Escola Municipal Gênesis. Na categoria Professor Game, disputada entre as seis cidades da regional da RPC TV de Foz do Iguaçu – Francisco Beltrão, Medianeira, Missal, Pato Branco, Santa Helena e Foz do Iguaçu – o primeiro lugar ficou com Elisangela Fraron Costa, da Escola Municipal José Fraron.

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, ressaltou a importância da participação das escolas no projeto, cujo principal benefício é estimular a aprendizagem escolar, refletindo sobre temas relevantes para a sociedade. “O tema deste ano ofereceu uma grande possibilidade de conhecimento, tendo em vista que a sustentabilidade é algo atual e que precisa ser debatido em todos os meios, promovendo a pesquisa e a possibilidade de pensar em soluções, por parte de nossos alunos, professores e toda a comunidade”, afirmou Heloí.

 

A Escola Municipal Gênesis, que teve alunos premiados em duas categorias, atribuiu a conquista ao trabalho diferenciado feito pelos professores. Para Isadora Monteiro da Silva, de 8 anos, vencedora na categoria História em Quadrinhos, os vídeos apresentados e as ações desenvolvidas na escola foram inspirações para a produção. “A sustentabilidade é um tema necessário e precisamos passar essas informações de geração para geração. Receber esse prêmio por ter feito um trabalho de conscientização é algo que nunca sairá da minha memória”, disse.

 

Juntamente com os alunos do 2º ano, a professora Elisangela Fraron Costa, da Escola Municipal José Fraron, desenvolveu um projeto de conscientização sobre o uso do óleo de cozinha reciclado, que envolveu os familiares e a comunidade. Nas disciplinas de Ciências, Matemática e Artes, foram realizadas atividades de coleta de dados sobre descarte de óleo, visitas em restaurantes do bairro, produção de sabão para uso na escola, reaproveitado do óleo, além da criação de um aplicativo de pontos de coleta do óleo de Pato Branco, que será lançado na Inventum - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. “Trabalhamos nos últimos meses intensamente com essas crianças, para que sejam agentes de mudanças na sociedade e o resultado foi fantástico. Estou muito feliz e grata pela conquista e ciente de que estamos no caminho certo”, destacou Elisangela.

 

Concurso Cultural Televisando 2019

 

Desenvolvido em parceria entre RPC, Instituto GRPCOM, Secretarias Municipais de Educação e Instituições de Ensino Superior, o Televisando foi criado em 2008, com o objetivo de incentivar a expressão literária, artística, comunicativa e pedagógica de estudantes e professores, além de promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir do resultado dos debates e aprendizagem gerados com reportagens exibidas pela RPC. Os estudantes vencedores foram premiados com um tablet; os professores regentes com um leitor de livros digitais; os ganhadores da categoria Professor Game, com uma televisão e, além disso, todos receberam certificado de participação e um passeio pelo Blue Park.

 

A coordenadora regional do Televisando, Elaine Tezza Moratelli, salientou que, neste ano, o grande diferencial do Televisando foi abranger o tema “Sustentabilidade”, sob três aspectos: ambiental, social e econômico. “Para nós foi uma alegria fazermos esse concurso e esse formato do conteúdo fez toda a diferença, já que os alunos puderam refletir sobre a sustentabilidade de uma forma mais ampla e os trabalhos refletiram perfeitamente essa reflexão”, avaliou.

Texto e foto: Assessoria