Procurar Notícia

Inventum 2019 inicia nesta sexta-feira (08)

  • 08/11
  • Geral
  • Jornalismo

A Inventum 2019 - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, maior do segmento no setor, inicia nesta sexta (08) e segue até a quarta-feira (13), oferecendo aos visitantes mais de 400 horas de programação gratuita, com palestras, competições, exposições, museus, áreas temáticas, corrida maluca, workshops, hackathons, praça de alimentação com Food Trucks e trilhas temáticas. A abertura será realizada, às 19h, na Sociedade Rural Pato Branco, com a presença de autoridades, entidades apoiadoras, estudantes, imprensa e a comunidade. Após a abertura, a programação e a visitação seguem até as 22h30, nos demais dias, ou seja, de sábado (09) até quarta-feira (13), o horário de visitação será das 8h30 às 22h30. A programação completa está disponível em, www.inventum.org.br/programacao.

 

O prefeito Augustinho Zucchi enfatiza que a Feira está pronta para receber o público, oferecendo uma imersão em novas experiências como o encontro de gerações e saberes, tendo como elo, a tecnologia e a inovação. “Na Inventum o conhecimento é o protagonista. Nela surgem grandes ideias de empreendedorismo e projetos são concretizados. Promover a Feira é evidenciar todo o potencial empreendedor de Pato Branco, que cada vez mais atrai investimentos e se consolida como um dos municípios mais desenvolvidos do Paraná”, destaca.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que a Inventum 2019 é um processo de construção coletiva, onde representantes do poder público, de entidades e de empresas passaram os últimos dois anos pensando e organizando a programação que será apresentada ao público. “Toda a Feira foi idealizada para que a comunidade conheça tudo o que é feito em ciência, tecnologia e inovação em nossa cidade, Brasil e mundo, sendo estimulada a fazer parte desse ambiente de intercâmbio de conhecimentos, capaz de transformar a sociedade. Com isso, temos a expectativa de superar o número de visitantes da última edição”, salienta.

 

Atrações

 

A Inventum, que iniciou em 2013, após a criação da primeira Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Paraná, é uma iniciativa do Município, com o apoio de várias entidades, e visa demonstrar a produção científica e tecnológica, bem como, incentivar o surgimento de ideias inovadoras e oportunizar que a população de todas as idades amplie seu conhecimento. Em 2017, em sua última edição, a Inventum recebeu mais de 110 mil visitantes.

 

Para esta edição, muitas atrações serão oferecidas ao público, entre elas, a Exposição Mundo Jurássico, que reunirá 25 réplicas de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento; o Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, que trará um acervo inédito de sarcófagos, múmias, peças originais e réplicas da antiga civilização; o simulador Motion Sphere, o mais moderno do Brasil, que permitirá ao público vivenciar os mais diversos tipos de experiências em simulação; o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS); e, também, o Museu do Videogame Itinerante, que resgatará 47 anos de história da evolução dos videogames.

 

A programação contará, ainda, com o Festival Universitário de Cultura e Artes da UTFPR de Pato Branco (Fuca); o 10º UTFPR In Concert, com apresentações musicais; além de diversas palestras, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshops e oficinas.

 

Competições

 

A cultura tecnológica também será fomentada na Inventum 2019, por meio de competições em 14 modalidades, que integrarão os mais diversos públicos: Corrida Maluca; Ponte de Macarrão; Campeonato de Airsoft; Campeonato Balístico; Circuito Escolar de Drones; Concurso de Aplicativos; Carros Elétricos; Maratona do Conhecimento; Concurso de Cosplay; Competição de Videogame; Competição de Foguetes; Seletiva Regional First League Lego; Xadrez Eletrônico; e HQ Escolar.

 

Expositores

 

Aproximadamente, 50 expositores estarão participando da Feira, com estandes relacionados ao contexto tecnológico, contemplando, entre eles, as áreas de informática, educação, eletroeletrônico, esportes, incubação, aceleradoras, entre outras. 

 

Praça de Alimentação

 

A praça de alimentação contará com uma grande variedade de opções, entre elas, refeições com buffet, lanchonetes com pasteis, salgados diversos e sanduíches naturais, além dos Food Trucks, com hambúrgueres, cachorro quente, sanduíches, porções, churros, bolos, sorvetes, palha italiana, brownies, pão de mel, açaí e, ainda, bebidas como água, refrigerantes, sucos e chopp.

 

Governo do Estado

 

Outra novidade da Inventum 2019 é que nos dias 12 e 13 de novembro, Pato Branco será sede do Governo do Estado do Paraná, momento em que toda a equipe governamental, com suas secretarias, estarão despachando, diretamente, do Parque de Exposições. Dentro da programação, que terá a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, haverá o lançamento da pedra fundamental da nova Prefeitura de Pato Branco, inauguração de uma empresa no Parque Tecnológico de Pato Branco, inauguração do novo espaço da Delegacia da Mulher, bem como, liberação de recursos aos municípios da região.

 

Como participar da Inventum 2019?

 

Assim como nas edições anteriores, o acesso dos visitantes à Inventum será gratuito, bem como, a maioria das palestras, no entanto, para assisti-las ou para realizar a inscrição e pagamento das demais atrações, é preciso acessar  www.inventum.org.br/programacao. No link também é possível ver a programação que será realizada junto ao Largo da Liberdade e do CEU das Artes e do Esporte.    

Para a imprensa, não será realizada a emissão de credenciais, mas sim, o acesso por meio da apresentação de crachá dos meios de comunicação onde cada um atua.  Ainda para facilitar o trabalho dos profissionais de imprensa, com relação aos veículos, tendo em vista o transporte dos equipamentos, o acesso também será permitido, aos que estejam devidamente identificados (com a plotagem).

Texto e foto: Assessoria