Procurar Notícia

Palestrantes de renome nacional e internacional estarão na Inventum 2019

  • 05/11
  • Geral
  • Jornalismo

A 4ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, no Parque de Exposições, contará com mais de 400 horas de programação. Quem participar poderá conferir as diversas competições, exposições, museus, áreas temáticas, workshops, hackathons, trilhas temáticas, bem como, palestras com profissionais de renome nacional e internacional.

 

Ao todo, serão mais de 50 palestras, que integram a programação do TecSUL - Evento de Tecnologia de Pato Branco, organizado pelos acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e, também, de outros parceiros da Inventum. Algumas atividades necessitam de pagamento, portanto, para conferir toda a programação de palestras da Inventum, valores e se inscrever para participar, acesse: www.inventum.org.br/programacao.

Confira, abaixo, algumas das palestras que farão parte da programação:

 

09 de novembro (sábado)

 

Horário: 18h às 20h

Local: Espaço Bienal de Quadrinhos

Bienal Publica - Bienal de Quadrinhos em Pato Branco

“David Lloyd: por trás da Máscara”

O desenhista inglês, David Lloyd estará entre nós para falar sobre os bastidores da cocriação da icônica graphic novel “V De Vingança” que, desde seu lançamento, na década de 80, continua encontrando atualidade, juntamente, com a máscara que faz referência a Guy Fawkes - um famoso conspirador inglês - e que se popularizou como símbolo de luta contra a tirania do poder. Palestra com mediação e tradução.

Palestrante: David Lloyd

É um desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos. Ele é mais conhecido por ter criado o romance gráfico “V de Vingança”, ao lado de Alan Moore, um clássico dos quadrinhos mundiais, lançado entre 1982 e 1989. Começou, profissionalmente, em meados dos anos 70, desenhando Halls of HorrorTV Comic e outros títulos para a Marvel britânica. Recentemente, esteve na cidade de São Paulo, a convite da Editora Casa XXI, para recolher informações e desenhar um dos álbuns da série Cidades Ilustradas.

 

11 de novembro (segunda-feira)

 

Horário: 19h às 21h

Local: Anfiteatro da Faculdade de Pato Branco (Fadep)

Dia temático TecSUL: Inovação Tecnológica e Social

“A Inovação que gera transformações”

O termo inovação ainda é estranho aos olhos de muitos empresários, mesmo aqueles que já estiveram em contato com ele em algum ponto de suas carreiras. Porém, isso não acontece por acaso, já que esse termo exclusivo e de difícil definição está tão enraizado em nosso dia a dia que não o percebemos. Mas o que significa ser um empresário transformador? E o que faz com que um case se destaque dos outros, sendo chamado assim, de inovador?

Palestrante: Gil Giardelli

É um estudioso de inovação e economia digital, com 19 anos de experiência. Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e estudos do futuro. É robocista, fundador da 5era e PluginBot, professor global MBA, escritor, colunista da Revolução Band News FM e do World Federation Future Studies (WFS).

 

Horário: 19h30 às 21h

Local: Auditório do Centro de Eventos

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

“Democracia Digital”

O papel e o potencial da tecnologia na democracia e na participação popular na formulação das leis: as experiências da Lei da Ficha Limpa e do aplicativo “Mudamos”, em que os cidadãos podem sugerir e assinar leis de iniciativa popular.

Palestrante: Márlon Reis

Ex-magistrado brasileiro, vencedor do Prêmio Innovare (2004). Encabeçou a discussão e a coleta de assinaturas na proposta de lei de iniciativa popular que deu origem à Lei da Ficha Limpa. Um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e ligado às novas tecnologias tem, como um de seus projetos atuais, o aplicativo Mudamos, pelo qual os cidadãos podem sugerir e assinar leis de iniciativa popular, tornando muito menos penosa a saga de coletas de assinaturas.

 

Horário: 20h40 às 21h40

Local: Sala 03 da Sociedade Rural Pato Branco

“Carreiras digitais na Globo e competências do emprego do futuro”

Perspectiva de carreiras digitais dentro da Globo, tipos de profissionais e competências para o "emprego do futuro", baseado no Fórum Econômico Mundial. Tema extremamente relevante para uma grande parcela do público do evento, que são jovens universitários e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) buscando maneiras de se tornarem profissionais atrativos para o mercado.

Palestrante: Bernardo Ignarra Lemos dos Santos

Responsável pela Marca Empregadora no time de Atração e Seleção da Globo. Trabalhou sempre alinhado ao ecossistema de tecnologia em suas experiências anteriores, construindo personas de tecnologia e atuando para atraí-las para construir resultados incríveis e melhorarem como profissionais.

 

12 de novembro (terça-feira)

 

Horário: 19h às 21h

Local: Sociedade Rural (Salão Nobre)

Dia temático TecSUL: Elas Inspiram

"Hackeando a Dobra – por dentro de 1 das 10 startups mais conscientes do Brasil"

Sobre empreendedorismo, falará sobre o funcionamento de uma startup que procura deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem, vendendo experiência de consumo através de produtos feitos em Tyvek, uma marca de fibras, de alta densidade e material sintético.

Palestrante: Dessa Gallas

Designer gráfico, apaixonada por séries e por tudo que envolve a internet, se considera graduada em Netflix. Faz parte do time de marketing da Dobra: uma marca de carteiras e acessórios, listada como case de sucesso pelo Facebook e Instagram, com mais de 100 mil produtos pelo Brasil.

 

13 de novembro (quarta-feira)

 

Horário: 19h às 20h30

Local: Salão nobre da Sociedade Rural Pato Branco

Dia temático TecSUL (Parte 1): Desenvolvimento Empresarial

“Impacto do mercado de pagamentos na vida do pequeno e médio empreendedor"

A Stone nasceu do sonho de criar um modelo de negócio diferente, baseado em pessoas e em transformar tecnologia humana em resultados. A empresa já foi uma startup e hoje é uma companhia de mais de 2.000 pessoas, unidas por um propósito: ser a opção que o mercado de pagamentos não oferece e potencializar o empreendedor brasileiro. E como isso impacta o mercado de pagamento? É o que você vai descobrir.

Palestrante: Mateus Biselli

Sócio da Stone Pagamentos ingressou na empresa como estagiário, passou por várias funções até chegar ao posto atual, na parte comercial da organização. É formado em Engenharia Naval, pela USP, especializado em Administração na Kellogg School of Management, na Northwestern University, em Illiois – Estados Unidos.

 

Horário: 20h30 às 22h

Local: Salão nobre da Sociedade Rural Pato Branco

Dia temático TecSUL (Parte 2): Inteligência Emocional

“A Ciência da Felicidade”

Uma das mais importantes descobertas da ciência é a de que grande parte da nossa motivação e felicidade depende unicamente das nossas escolhas, porém, por tomarmos decisões guiadas por crenças populares, pelo mundo corporativo e pela mídia, acabamos obtendo resultados contrários aos nossos interesses.

Palestrante: Luiz Gaziri

Atua com palestras, workshops e consultorias, além de ser professor de pós-graduação na FAE Business School, ISAE/FGV e PUC-PR. Tem formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil e foi executivo por 16 anos, ocupando cargos de liderança em empresas dos mais variados portes e segmentos. É autor dos livros A Ciência da Felicidade e A Incrível Ciência das Vendas, obras que frequentemente estão na lista das mais vendidas do país.

 

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização
Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização
Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade - UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR) e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores
Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional, Sicoob e Supera Sistemas.

Texto e foto: Assessoria