Procurar Notícia

Meninas pato-branquenses celebraram passagem dos 15 anos em Debut Social

  • 03/11
  • Geral
  • Jornalismo

Uma noite de muitas emoções, sentimentos e surpresas no debut social, evento que encerrou a 1ª edição do Projeto Sonho de Menina e oportunizou momentos especiais para 20 adolescentes pato-branquenses, que celebraram, juntamente, com seus familiares, amigos e convidados, a passagem dos seus 15 anos. Realizado na noite de quarta-feira (30), na Sociedade Rural Pato Branco, o projeto foi idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e realizado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e com o Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Nume), as “Madrinhas”.

O projeto iniciou há dois meses, quando as meninas começaram a participar de uma programação, elaborada pelos organizadores, que contemplou oficinas de maquiagem, de etiqueta profissional e de tecnologias; roda de negócios; sessões fotográficas; visitas técnica em empresas; orientações em saúde; fortalecimento familiar; curso de Inglês; entrevista em programas de TV local; encontro com os pais; preparação para o mercado de trabalho; e, como encerramento das atividades, um “Dia de Princesa“ e o debut social.

A celebração da noite teve início com a entrada das debutantes no salão social. Depois disso, foram homenageadas com uma canção, com os parabéns e com a entrega de presentes, realizada pelo prefeito Augustinho Zucchi. Já a tradicional valsa, foi dançada com os jogadores do Pato Basquete. Como lembrança, receberam as fotos dos ensaios fotográficos e convites para participar do “Tamo Junto”, evento que integra a programação da 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, além de diversos outros presentes entregues pelas Madrinhas e apoiadores. Cada uma das adolescentes recebeu, ainda, um bolo e coquetel, para celebrarem o momento, juntamente com seus familiares e amigos. Por fim, elas realizaram uma homenagem para as Madrinhas, agradecendo toda a dedicação do grupo durante o Projeto.   

O prefeito Augustinho Zucchi salientou que, para a administração municipal, proporcionar o debut social, com tantos parceiros, foi uma grande alegria. “Comemorar 15 anos é mágico e essa é uma noite acolhedora e bonita, que dá oportunidade para que as meninas, seus familiares e amigos tenham esse momento na lembrança”, ressaltou.

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, afirmou que as meninas tiveram nos últimos meses, durante o projeto, encontros de fortalecimento que, com o debut social, coroou todo o trabalho realizado. “É uma noite de muitos sentimentos, de ver a transformação dessas adolescentes, que passaram a acreditar nelas mesmas e em seu potencial para buscarem uma vida boa e serem empreendedoras. Nosso papel, enquanto políticas de Assistência Social, será continuar incentivando-as para que mantenham viva essa vontade de serem melhores a cada dia”, salientou.

A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Pato Branco (Nume) e uma das Madrinhas, Gisele Datsch, enfatizou a satisfação em fazer parte do “Sonho de Menina” e a evolução que as participantes tiveram no decorrer das atividades. “Elas não são mais as mesmas e nós também não. Da mesma maneira que percebemos na fala e na postura dessas debutantes a diferença, nós passamos a enxergar o mundo de outra forma e, como madrinha é para sempre, continuaremos mantendo contato com elas, com o compromisso de auxiliá-las a conquistarem uma colocação no mercado de trabalho, assim que completarem 16 anos”, disse.

O presidente do CMDDCA, Garcia Neto, salientou que se apaixonou pelo projeto e que desde o início sabia que seria um sucesso. “É uma ação grandiosa, diferenciada, uma oportunidade única para essas meninas terem o seu debut social e viverem uma noite memorável”, frisou.

Momentos inesquecíveis

Para a adolescente Eliza Gabriela Rossatto, não tem como definir, em palavras, o sentimento de participar do projeto. “É um sonho que muitas de nós não poderíamos realizar por condições financeiras, mas que aconteceu através do “Sonho de Menina”. Antes eu era tímida, ansiosa e não conseguia falar em público, agora sou outra pessoa, me sinto realizada e preparada para o mercado de trabalho”, contou.

Noeli da Silveira, mãe de uma das debutantes, destacou que o debut social foi de grande importância para a vida de toda a família. “Era o sonho da nossa filha e não conseguiríamos dar uma festa e nem oferecer tantas coisas, como ela teve. Estamos felizes e agradecidos por tanta gente ajudar e permitir que esse sonho fosse possível”, salientou.

Debut Social

O Debut Social é um projeto do vereador Amilton Maranoski, instituído pelo Município de Pato Branco, através da Lei 5.386, de 23 de agosto de 2019, e sancionado pelo prefeito Augustinho Zucchi. Segundo o vereador, fazer parte da realização do sonho das adolescentes é contribuir para uma sociedade mais humanizada. “É um momento de muita felicidade em saber que através da mobilização de pessoas e entidades, conseguimos fazer um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e preparar essas meninas para o mercado de trabalho”, disse.

Para participar do projeto, as meninas precisavam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); serem solteiras, sem filhos e não estarem em união estável; participarem de programas e/ou serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social; completarem 15 anos no ano da execução do projeto, entre outros requisitos.

Parceiros

Além da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Nume), as “Madrinhas”, o projeto contou com o apoio de diversas pessoas, entidades e empresas: Atelier Eliza, Alles Blau, Ateliê Mariah Laís, Alessandra Zanatta Makeup Artist, Arte e Sabor, Adriana Baggio Hair Stylist, Amoras, Berg Viagens, BG Gourmet, Bello Pão de Mel, Battistella Bolsas, Bárbara Gaio Assessoria e Cerimonial, Carina Pelegrini, Crisca Bordados, Cup Cake Shop, Coluna Leucimahr Jascoski, Agência Duo, Delly Salgados, Duzani Lingerie, DelleDella, Daju Daju, Dança Coreografada by Simone de Souza, Dalla Valle Real Atacado, Elisa Rohweder, English Office do Brasil, Eli Rodrigues Personal Hair, Espaço Daniela Zago, Fábrica do Sabor, Glória Café, Golfinho Cosméticos, Gisele Datsch, Grupo Gama, Guepardo Frutas, Ivânia Ramos Consultoria e Assessoria, Jany´s Panificadora e Confeitaria, Kitanda do Aroma, Lady & Lord, Marli Bertolini Assessoria Cerimonial, Magrass, Revista MODAA, Nayara Lais Tedesco, Nutrimassas & Salgados, Ouse Móveis Personalizados, Obietto, Projeto Ser Mulher, Patão Supermercados, Procópio Pães, Panificadora Santa Terezinha, Sociedade Rural Pato Branco, Super Polo, So Sweet Doces Finos, Singular, Tatiane Almeida Marketing, Zariff Calçados, Wellynton.(assessoria)