Procurar Notícia

Estudantes participaram de formação sobre drones para competir na Inventum 2019

  • 24/10
  • Geral
  • Jornalismo

Cerca de 50 estudantes, de 10 a 17 anos, de escolas públicas e particulares de Pato Branco e da região, participaram na quinta e sexta-feira (17 e 18), no Parque Tecnológico de Pato Branco, de uma formação sobre montagem, programação e pilotagem de drones. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e ministrada por professores do Drone Lab Brasil, laboratório especializado em Experiências com Drones, teve o intuito de preparar os alunos para a competição de “Drones Orientados a Missões”, que será realizada, pela primeira vez no Brasil, na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, de 08 a 13 de novembro.

 

Os participantes aprenderam sobre os principais conceitos do universo dos drones, contexto histórico, aplicação, tipos e formatos, criação de novos negócios, scripts de programação, entre outros assuntos. Na segunda etapa da formação, que terá continuidade no final desse mês, os estudantes construirão o drone, que será levado para a competição da Inventum, e submetido a diversos desafios reais na cidade. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de experienciar uma pilotagem livre e assistir a batalhas de drones.

 

O fundador e instrutor do Drone Lab Brasil, Carlos Candido de Oliveira Junior, explicou que o drone pode ser definido como um computador que voa, sem limitações físicas e de acesso aos mais diversos lugares. “O drone é uma ferramenta poderosa, a evolução do robô, e desperta nesses jovens alunos, conceitos de programação, matemática, física, mas, também, de privacidade, uso do espaço aéreo e legislação. É uma ferramenta de entretenimento, de educação e formação. Durante a capacitação, eles terão, de fato, apropriação da tecnologia, tornando-se cidadãos que fazem a diferença no dia a dia da sociedade”, ressaltou.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, reforçou que a Inventum visa democratizar o acesso à tecnologia e trazer novidades nos mais diversos segmentos relacionados à ciência, tecnologia e inovação. “O drone é um componente que permite a realização de uma série de trabalhos, principalmente de observação e coleta de imagens, para a obtenção de dados. Mostrar aos alunos, a partir de uma capacitação, que construir e programar drones é algo palpável, que pode ser executado, os incentiva a trabalharem seu lado criativo e também empreendedor”, salientou.

 

A estudante Isadora Fortunatti Minosso, de 13 anos, do Colégio Estadual Abílio Carneiro, de Clevelândia (PR), participou da formação, juntamente com sua equipe, e competirá na Inventum pela primeira vez. “Decidi me inscrever na feira porque gosto da tecnologia de computador. Para mim é uma inovação mexer com drones, eu considero genial. Não tenho dúvidas de que a Inventum é a chance dos adolescentes e jovens mostrarem o que podem fazer e onde podem chegar em termos de conhecimento e inovação”, frisou.

 

Inventum 2019

 

Além da Competição de Drones Orientados a Missões, outras 14 modalidades serão disputadas na Inventum: Corrida Maluca; Ponte de Macarrão; Campeonato Balístico; Hóquei de Robôs; Regata de Nautimodelismo; Concurso de Aplicativos; Carros Elétricos; Maratona do Conhecimento; Concurso Cosplay; Competição de Vídeogame; Competição de Foguetes; Projetos Digitais de Esculturas Cinéticas; Xadrez Eletrônico e HQ Escolar.

 

Mais informações sobre a Inventum no site: www.inventum.org.br, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, nº 1628 ou pelo telefone (46) 3220-6080.

Texto e foto: Assessoria