Procurar Notícia

Festival Infantojuvenil da Canção contará com 49 apresentações

  • 24/10
  • Geral
  • Jornalismo

O I Festival Infantojuvenil da Canção – Canto Livre, promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Departamento Municipal de Cultura, será realizado nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), no Clube Pinheiros e, contará com 49 apresentações, nas categorias Infantil e Juvenil. O evento, gratuito e aberto para toda a comunidade nos dois dias, tem o objetivo de incentivar a criatividade musical, promover o intercâmbio cultural, intensificar o movimento musical, descobrir e valorizar novos talentos.

 

Nesta edição, que passou por reformulação, após a realização do I Festival Infantil da Canção, em 2018, buscou-se ampliar a idade dos participantes. Em 2019, participarão estudantes da rede pública municipal, estadual e particular. Com idades entre 05 a 11 anos, na Categoria Infantil, e de 12 a 18 anos, na Categoria Juvenil, interpretarão canções em língua portuguesa, dos seguintes gêneros musicais: pop, forró, reggae, rock, axé, sertanejo, pagode, samba, gospel, hip hop, MPB, música popular gaúcha (MPG), nativista, gauchesca e regional. As apresentações terão, no máximo, 05 (cinco) minutos.

 

O Festival será dividido em etapa eliminatória e final. Na primeira etapa, que será realizada no dia 24 de outubro, das 14h às 17h, os candidatos da Categoria Infantil passarão por uma audição e, a partir das 19h, será feita a seleção da Categoria Juvenil. Para se apresentarem na etapa final, que acontecerá no dia 25, às 19h30, serão escolhidos 12 intérpretes de cada categoria. Nos dois dias do evento haverá show com a Banda APK.

 

A banca será composta por intérpretes e músicos profissionais com conhecimento artístico-cultural e musical. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: interpretação, dicção, afinação, postura de palco, técnica vocal, carisma, harmonia e melodia. Os três primeiros colocados receberão premiação. Nas duas categorias, o primeiro lugar será contemplado com um teclado; o segundo com violão elétrico e o terceiro com violão. Ainda haverá premiação para o, “participante revelação”.

 

A diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, destaca o crescimento no número de participantes na Categoria Infantil, bem como do público interessado em prestigiar as apresentações do Festival. “Trabalhamos com esmero para que a cultura dos festivais se sedimente e se fortifique cada vez mais e, para que tal evento permaneça, pois, o município dá suporte aos jovens para que tenham oportunidades de mostrar e desenvolver seus talentos,” salienta.

 

Os ingressos para o Festival devem ser retirados, antecipadamente, no Departamento Municipal de Cultura ou na Biblioteca Pública Municipal Professora Helena Braun, ou ainda, no início do evento, no Clube Pinheiros.

 

Mais informações sobre o evento no Departamento Municipal de Cultura, pelo telefone (46) 3220-6026.

Texto e foto: Assessoria