Procurar Notícia

Museu do Videogame será uma das atrações da Inventum 2019

  • 09/10
  • Geral
  • Jornalismo

A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco apresentará muitas novidades para o público, de 08 a 13 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco.  Entre elas, o Museu do Videogame Itinerante, que resgata 47 anos de história da evolução dos videogames e trará, além dos mais de 300 consoles, a possibilidade dos visitantes jogarem em ilhas, com videogames antigos, e, em área, com PlayStation 4, PlayStation VR, Nintendo Switch, simuladores de corrida, palco Just Dance, entre outras atrações. 
 

O Museu do Videogame Itinerante recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano, sendo o primeiro do gênero, no país, registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Este ano, a exposição fez parte da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

 

O curador do Museu, Cleidson Lima, destaca que, entre as relíquias que serão encontradas na Feira, está o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong: primeiro console doméstico da Atari, de 1976; Fairchild Channel F, de 1976, primeiro console a usar cartuchos de jogos; o Telejogo Philco Ford, de 1977, o primeiro videogame fabricado no Brasil; o Nintendo Virtual Boy, de 1995, o primeiro a rodar jogos 3D; o Vectrex, de 1982, console com jogos vetoriais que já vinha com monitor; o Microvision: o primeiro portátil a usar cartucho, de 1979; e o R.O.B, robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985.

 

Passado e futuro

 

Segundo Lima, um dos diferenciais da exposição é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também poderão jogar em alguns videogames que fizeram história, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

 

Paralelo a isso, também tem espaço para as novas gerações de consoles, com lançamentos da PlayStation, em totens multimídia, com PlayStation 4, já conhecido nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior.Na Inventum, será possível, ainda, pilotar supermáquinas em cockpits para PlayStation 4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

 

Outro destaque que poderá ser conferido na Inventum 2019 é a área do PlayStation VR, no qual os visitantes poderão experimentar a nova tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation 4. Para os amantes da Nintendo, o evento contará também com área do Switch, o mais atual console da companhia japonesa que é uma mistura de console e portátil. “Ainda traremos, para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração: o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento”, salienta o curador do Museu, Cleidson Lima .

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que a cada edição a Inventum vem se aprimorando, para trazer atrações inovadoras ao público e, através do Museu, os visitantes poderão acompanhar a evolução da tecnologia e uma série de aspectos históricos e culturais que permeiam esse mundo dos jogos eletrônicos. “É a oportunidade que as pessoas terão para relembrar a história do videogame e perceber como a tecnologia tem evoluído, além de ter contato com jogos antigos, aqueles que marcaram a infância de muitos, até os mais recentes lançamentos”, enfatiza.

 

Mais informações sobre o Museu do Videogame, no endereço: www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou no site www.museudovideogame.org.

Para conferir outras atrações e competições da Inventum 2019, acesse: www.inventum.org.br.

Texto e foto: Assessoria