Procurar Notícia

Rua do Bem prestou inúmeros serviços à população de Pato Branco

  • 08/10
  • Geral
  • Jornalismo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com diversas entidades, empresas e voluntários, realizou, na tarde de sábado (05), a 4ª edição da Rua do Bem. A ação aconteceu na rua Papa João XXIII, no bairro São Cristóvão, e ofereceu aos moradores mais de 120 atividades e serviços gratuitos, como testes rápidos e orientações em saúde, aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual e de audição, robótica, corte de cabelo, orientações sobre emissão de documentos, consultoria financeira, videogames, exposição de plantas comestíveis, artesanato, assessoria jurídica, pintura facial, minicircuito de trânsito, brechó, entre outros.

 

A Rua do Bem é uma mobilização que promove o fortalecimento entre o poder público, a iniciativa privada e as famílias. Nas últimas três edições, realizadas nos bairros Planalto, Alvorada e São Vicente, mais de 12.500 pessoas foram atendidas. Para o prefeito Augustinho Zucchi, este é um projeto vitorioso, porque consegue reunir todas as entidades, em uma palavra que define bem aquilo que se quer fazer: o bem. “Para nós é uma alegria enorme estarmos aqui. É um momento de aproximação da sociedade, com prestação de serviços de voluntários, em uma ação de valorização e elevação da autoestima das pessoas que moram nos nossos bairros e podem participar de tudo aquilo de bom que a cidade tem”, salientou.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, reforçou que a Rua do Bem é uma atividade de doação e amor em prol da comunidade. “O Município realiza eventos como esse para que instituições e entidades, todos de maneira voluntária, que queiram fazer o bem, se unam e venham até os moradores prestar seus serviços. É um trabalho que tem que ser feito com o coração, com amor, porque é de aproximação e dedicação aos outros”, afirmou.

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Vilmar Maccari, destacou que a Rua do Bem é um projeto social que deu certo e que traz grandes benefícios para a população pato-branquense. “É um evento digno de ser enaltecido, tanto é, que já estamos na 4ª edição. Com a estrutura da prefeitura e o apoio dos voluntários de toda a sociedade, oportunizamos aos moradores os mais diversos serviços e vivenciamos a confraternização”, frisou.

 

A coordenadora do Departamento de Extensão Universitária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Márcia Balbinotti de Lourenço, enfatizou que ajudar o próximo é ajudar a si mesmo. “A gente precisa disso. Quando você faz o bem para os outros, elenca um monte de coisas boas para você e a tua vida se torna melhor. E nós, enquanto Universidade, temos a obrigação de devolver para a sociedade tudo o que recebemos.  O tempo que passamos aqui é muito rico”, ressaltou.

 

O diretor de eventos do Moto Clube Dragões, Ari Rietta, destacou que são engajados em fazer o bem. “Fazendo a filantropia, que é o nosso lema, proporcionando com que as crianças tenham um dia diferente ao oferecermos pipoca e algodão-doce, estamos construindo algo de bom para a sociedade e fazendo a diferença. Isso é gratificante”, disse.

 

Para o presidente da Associação dos Moradores do São Cristóvão, Adecir Borges, a Rua do Bem é uma ação muito bem aproveitada pela comunidade. “Temos que agradecer todos os envolvidos, os clubes de serviços, secretários e entidades. A municipalidade está de parabéns por fazer esse evento, em regiões diferentes de Pato Branco, para que todos os cidadãos façam um bom proveito. Só quem participa sabe dos benefícios destas atividades”, apontou.

 

Ana Paula Ferreira Garcia, moradora do bairro São Cristovão, destacou que a Rua do Bem é um projeto diferenciado, que reúne diversas atrações em um único espaço. “Eu acho que Pato Branco está evoluindo cada vez mais. Poder trazer meu filho para brincar e se divertir ao lado de casa é muito bom. É um projeto que socializa o ser humano e permite que conheçamos outras atividades desenvolvidas na cidade”, considerou.

 

Parceiros

 

A 4ª edição da Rua do Bem é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS Sudoeste, CRAS São João, Creas, Espaço de Convivência da Pessoa Idosa – Centro Dia e Projeto Ser Mulher), com apoio das seguintes empresas e entidades parceiras: 2º Subagrupamento de Bombeiros Independente, 3º Batalhão de Polícia Militar, Ampernet, Clínica do Ouvido e da Fala (Cliof), Comunic – Aparelhos Auditivos, Comissão de Controle de Animais Abandonados (CCAA), Copel, Compato, Detran, Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Farmácia Salute, Grupo de Apoio a Mama (Gama), Instituto de Saúde São Lucas (Issal), Moto Clube Dragões, OAB, Ótica Diniz, Ótica Precisão, Pastoral do Idoso, Pro Som Aparelhos Auditivos, Polícia Civil, Sanepar, Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sicredi, Unimed e UTFPR.

 

Os serviços oferecidos pelo Município, na ocasião, contaram com a participação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, Departamento de Iluminação Pública, Departamento de Limpeza Pública, Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) e Departamento de Imprensa.

Texto e foto: Assessoria