Procurar Notícia

Programa Escola Pato Branco Digital iniciou novo semestre de atividades

  • 04/09
  • Geral
  • Jornalismo

Iniciaram no sábado (31), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, as aulas do Programa Escola Pato Branco Digital. Nesta edição, dez novas turmas, com cerca de 300 alunos, estão participando de cursos das áreas de tecnologia e informática. O programa é realizado pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente, com a UTFPR – Câmpus Pato Branco, por meio do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF).

Neste semestre estão sendo ofertados oito cursos, cada um com 30 horas de atividades: Desenvolvimento de Páginas Web; Introdução à Robótica com Lego Mindstorms; Introdução à Robótica com Arduino; Montagem e Manutenção de Computadores; Introdução à Programação em Scratch; Introdução à Programação C; Programação Android com App Inventor; e Aplicativos para Escritório.

As aulas acontecem aos sábados, na UTFPR – Câmpus Pato Branco, e são ministrados por acadêmicos e egressos do DAINF da UTFPR, orientados pelos professores e, também, pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, o Consórcio Tupã disponibiliza transporte gratuito para os professores que aplicam os cursos.

Desde o início do programa, em 2016, o Escola Pato Branco Digital já qualificou mais de 2.000 pessoas. Nesse ano, foram certificados 158 alunos, no primeiro semestre. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, salientou que os cursos são ajustados para melhor atender a comunidade e, destacou, nesse semestre, os cursos de Introdução à Programação em Scratch e Programação Android com App Inventor. “São atividades inéditas, que possibilitam ao aluno construir jogos, animações e aplicativos de forma colaborativa, aprimorando o raciocínio lógico, tomada de decisões e integração. Oportunizar essas aulas é proporcionar qualificação para o cotidiano e para a vida profissional”, ressaltou Géri.

Tecnologia usada para o bem

O prefeito Augustinho Zucchi, que participou do primeiro dia das atividades, enfatizou que a sociedade espera muito dessa geração que, atualmente, tem acesso mais facilitado a um vasto universo de possibilidades tecnológicas. “Ficamos felizes em ver tantas crianças e jovens estudando em um sábado de manhã. Vocês podem fazer a diferença na vida das pessoas. Usem a tecnologia a serviço das pessoas, para que tenhamos um mundo melhor”, salientou.

A professora Mariza Dosciatti, uma das coordenadoras do Escola Pato Branco Digital na UTFPR, afirmou que um dos grandes diferenciais do programa é a possibilidade que os alunos têm de aprender de maneira dinâmica. “É um ensino construtivista, em que a formação se dá para todos, indistintamente. Para nós é uma grande alegria sermos parceiros de um programa que tem mudado a realidade das crianças, adolescentes e jovens”, afirmou.

Vinicius Nogueira, 10 anos, está realizando pela primeira vez um curso do Escola Pato Branco Digital. Ele contou que escolheu Introdução à Robótica com Lego Mindstorms porque deseja trabalhar com programação. “Acho que é uma área muito legal. Fazer esse curso me motiva para quando eu crescer, poder melhorar o mundo”, disse.

Ketlin Aline Machado, 15 anos, contou que assim que soube do curso de Montagem e Manutenção de Computadores não pensou duas vezes em participar. “É uma oportunidade única, sem custo nenhum, de aprender sobre um assunto que é atual. Se eu tivesse que pagar um curso semelhante, seria um valor bem alto. Estou feliz por estar aqui”, comentou.

Vanderlei Ribeiro da Silva é pai de João Vitor, 11 anos, que cursa Introdução à Robótica com Lego Mindstorms. Ele considera que o curso será um diferencial para a formação do filho. “O mundo de hoje depende dessa informatização, que agrega um conhecimento ímpar. Certamente fará a diferença na vida dele”, frisou.

Para mais informações sobre os cursos e o Programa Escola Pato Branco Digital, acesse o site: smcti.patobranco.pr.gov.br/projetos/escola ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo telefone (46) 3220-6080.

Texto e foto: Assessoria