Procurar Notícia

Prefeitura de Pato Branco lança o Agronet

  • 30/08
  • Geral
  • Jornalismo

Foi realizado na noite de quarta-feira (28), no Largo da Liberdade, o lançamento do Agronet - Internet no Campo, um programa inédito do Brasil, que fará a cobertura de 100% da área rural de Pato Branco, beneficiando direta e indiretamente, aproximadamente 10 mil pessoas, entre moradores, trabalhadores da área e visitantes. A iniciativa é da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Ampernet Telecom, Coopertradição, CybertechNet e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – câmpus Pato Branco. O evento contou com a presença de agricultores, vereadores, empresários, imprensa e demais autoridades locais.

 

O Agronet é um programa que visa impulsionar novos negócios; democratizar a informação; viabilizar o desenvolvimento do campo, através da inovação; e colaborar significativamente para a agricultura de precisão. A instalação de 50 pontos de internet, distribuídos na área de cobertura das comunidades, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pavilhões da área rural, e pontos intermediários, começará a ser realizada na próxima semana.

 

Também serão instaladas seis estações meteorológicas, que possibilitarão a coleta de dados para execução de projetos de agricultura 4.0, e disponibilizados 23 drones, de alta resolução, para o levantamento de informações topográficas e outras relacionadas à agricultura.  Em áreas próximas, não será necessária a instalação de nenhum equipamento, por parte do usuário, para receber a internet, apenas conectar seu smartphone ou notebook.

 

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enfatizou que o lançamento do Agronet representa o coroamento de um trabalho feito com as comunidades do interior, que iniciou com a aquisição do britador móvel, com obras do Programa de Desenvolvimento da Agricultura (Prodeagri), Asfalto no Campo, entre outros. “Conseguimos avançar, sobretudo, no aprimoramento do tráfego para o transporte da produção, mas faltava a comunicação. Pensando sempre em evoluir para que nossos agricultores continuem produzindo e permaneçam em suas propriedades, lançamos esse programa inédito, que é o início de algo que será muito importante para os mais distintos aspectos do agronegócio”, ressaltou.

 

Conectados ao mundo

 

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, salientou que o Agronet oportuniza conectividade efetiva, conforto e segurança aos moradores da área rural. “É um dia para ficar na história, momento em que a população do campo passa a fazer parte de um centro tecnológico e se conecta com todo o mundo”, enfatizou.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, afirmou que a base da economia de Pato Branco é a agricultura e a cidade conta com aparato tecnológico inovador. A união dessas duas forças é a garantia de maior desenvolvimento. “É uma iniciativa inovadora, que leva a conectividade para todo o município. Os grandes beneficiados são os agricultores e toda a comunidade, que tem uma relação forte com o campo”, disse.

 

O diretor-geral da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, frisou que a união de esforços promove o avanço da sociedade e, Pato Branco, mais uma vez, está saindo na frente. “O que estamos fazendo agora é garantir conectividade para o desenvolvimento da região. Com o território todo coberto será possível acessar internet de qualquer ponto e, através de tecnologias remotas, conectar computadores com maquinários, como um trator ou colheitadeira. São inúmeras as possibilidades”, avaliou.

 

O vice-presidente da Coopertradição, Gelson Correa, ressaltou que a agricultura mudou e para ter maior eficiência operacional, a internet 4.0 é essencial. “Sabemos da relevância do Agronet para os proprietários rurais, que poderão ter um plantio e colheita mais eficientes, farão aplicação de insumos dirigidas, além de uma pulverização mais adequada. É uma honra ser parceiro desse projeto”, salientou.

 

A acadêmica de Agronomia e moradora da comunidade de Teolândia, Chayani Borsatti, enfatizou que o Agronet vem suprir uma necessidade dos moradores do campo. “Poderemos fazer pesquisas na internet, para nossos trabalhos estudantis, sem haver a necessidade de nos deslocarmos. A comunicação também será mais fácil, aproximando os moradores. Outra vantagem serão os projetos que poderemos desenvolver nas nossas propriedades, alinhados com soluções mundiais da agricultura de precisão, melhorando as condições e sendo uma ferramenta muito importante para que não aconteça o êxodo rural”, argumentou.

Texto e foto: Assessoria