Procurar Notícia

Definida a Programação da Semana da Pátria em Pato Branco

  • 28/08
  • Geral
  • Jornalismo

A programação das celebrações itinerantes da Semana da Pátria e a ordem do desfile de 07 de setembro, que neste ano tem como tema, “A história da nossa história”, foram definidas em reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, diretores de escolas municipais, representantes das secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais entidades parceiras.

A abertura da Semana da Pátria será no dia 02 de setembro, na Praça Presidente Vargas, com apresentação da Banda Municipal e interpretação do Hino Nacional, em gaita. No dia 03, acontecerão apresentações na sede do Corpo de Bombeiros; no dia 04, no CEU das Artes e do Esporte; no dia 05, a programação será realizada no Largo da Liberdade e contará com interpretação do Hino Nacional em Libras; e, no dia 06, as apresentações se concentrarão no Batalhão da Polícia Militar (BPM). Todas as atividades iniciam às 8h30.

O desfile cívico de 07 de setembro, realizado no anel central de Pato Branco, terá, neste ano, pela primeira vez, blocos formados por alunos e por representantes das entidades. O desfile iniciará às 9h, na esquina da avenida Tupi com a rua Ararigbóia, seguindo pela avenida Tupi até a rua Jaciretã. Após a apresentação da Banda Municipal, escolas e entidades iniciarão o desfile, seguidos do BPM, veículos e cavalaria.

Inspirados na temática “A história da nossa história” e fazendo uso de vestimentas, acessórios e objetos, as escolas e entidades criaram temas que serão apresentados durante o desfile, para representar a história de Pato Branco, entre eles, “Pato Branco: os primórdios”; “Revolta dos Posseiros”; “História do Bairro Fraron”; “Os pioneiros da Associação Silva de Taekwondo”; “Instalação do Corpo de Bombeiros”; “Educação”; “Comunicação”; “Tecnologia”; e “Aeroporto”.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirmou que as comemorações cívicas da Semana da Pátria propiciam momentos de aprendizagem sobre o sentido da cidadania, fortalece o sentimento de pertença a uma Nação e mostra aos dirigentes a força que o Povo tem, quando unido e consciente de seus direitos e deveres. “As crianças precisam participar de experiências como essas, em que há manifestações de respeito aos símbolos nacionais e destaque para as datas históricas, como marcos de uma História que vai sendo construída dia a dia, com a participação de cada um, com maior ou menor relevância, mas que há uma interdependência entre fatos e comportamentos das pessoas. Valores morais são aprendidos na prática”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica e uma das organizadoras da programação da Semana da Pátria, Glaer Gianne Gewehr, enfatizou que os envolvidos no evento estão trabalhando com afinco para a realização das atividades. “O formato em que escolas e entidades desfilarão juntas foi bem aceito e permitirá maior dinamismo entre os participantes. Com certeza o que será apresentado no desfile surpreenderá o público”, destacou.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto à Prefeitura Municipal, ou pelo telefone (46) 3220-1557.

Texto e foto: Assessoria