Procurar Notícia

Include forma segunda turma em Pato Branco

  • 26/08
  • Geral
  • Jornalismo

Os 51 alunos que concluíram a oficina de Robótica Livre, ofertada pelos Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público (Include) de Pato Branco, nos bairros Alvorada e Planalto, foram certificados, na noite de quarta-feira (21), em solenidade realizada no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os 51 alunos, 20 também receberam certificado da oficina de Empreendedorismo Criativo Idealab. As oficinas foram realizadas pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Instituto Campus Party (ICP) e  Sebrae, com o apoio da Ampernet, Fogões Petrycoski, Governança Brasil e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCI).

 

A oficina de Robótica Livre, ministrada nos laboratórios Include, teve início em fevereiro e abordou conteúdos de programação; eletrônica básica; mecânica; ferramentas; robótica educacional, entre outros assuntos. Já as aulas de Empreendedorismo Criativo Idealab, oferecidas pelo Sebrae, aconteceram pela primeira vez no Brasil, no Include de Pato Branco, com o objetivo de qualificar, através das inovações tecnológicas, adolescentes e jovens, para o empreendedorismo e inserção ao mercado de trabalho.

 

Essa foi a segunda turma formada pelo Include esse ano, em Pato Branco. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressaltou que as oficinas desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade. “A nossa preocupação desde o início da gestão foi incluir toda a comunidade, de todos os níveis de ensino, e, por meio do conhecimento, propiciar melhor desempenho em seus estudos e no mercado de trabalho”, ressaltou.

 

O coordenador e instrutor dos Laboratórios Include em Pato Branco e representante do ICP, Alexandre Ferreira de Souza, destacou que a formatura é uma conquista dos estudantes e de todos que se envolveram com o projeto. “Presenciar os alunos felizes pelo sentimento de eu ‘posso fazer’ é fantástico, é o grande motivador e é o que transforma a sociedade. O desempenho deles é nosso grande prêmio”, salientou.

 

Sociedade que transforma

 

O presidente do Irdes, Cláudio Petrycoski, afirmou que participar deste momento é especial, pois oportuniza que os jovens tenham um futuro mais próspero. “É com prazer que fazemos parte deste projeto inovador. Parabenizo esses formandos e aconselho que aproveitem esses conhecimentos e continuem se aperfeiçoando, lendo livros, fazendo estágios e ajudando no desenvolvimento da nossa cidade e região”, enfatizou.

A coordenadora nacional da parceria do Sebrae com  o Instituto Campus Party para o Include, Manoela Alexandre, enfatizou que trabalhar na articulação de parceiros que olham para o mesmo objetivo, em prol do jovem do futuro, é gratificante. “O empreendedorismo tem um impacto social altíssimo e suas ferramentas de inclusão social são capazes de formar cidadãos e transformar a sociedade e, é desse protagonismo que precisamos”, ressaltou.

 

Camilly Medeiros de Freitas, 14 anos, contou que realizar a oficina de Robótica Livre abriu seus horizontes para a vida. “É um conhecimento que vou levar para sempre. Foi incrível, aprendi muito e sei que posso mudar o mundo ou melhorá-lo, usando a robótica. Aprendi a ver coisas que não estava acostumada e quero levar esse conhecimento para o máximo de pessoas”, frisou.

 

Include

 

Pato Branco, conta, desde 2018, com dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público (Include), situados nos bairros Alvorada e Planalto, que oferecem cursos, baseados na robótica educativa. Até agora, mais de 200 adolescentes e jovens entre 10 e 18 anos já foram capacitados nas oficinas, que visam qualificá-los para o mercado de trabalho, prepará-los para o empreendedorismo e promover a transformação social. Os participantes recebem capacitações com metodologia da Tron, sobre conteúdos que abrangem desde programação; eletrônica básica; mecânica até modelagem 3D; impressão 3D; e noções básicas de aplicativo. Nos dois espaços, a internet é liberada pela Ampernet. No bairro Planalto, o laboratório fica na Rua das Garças, 661 e, no bairro Alvorada, na Travessa Ipacaraí, 51.

 

No próximo mês, novas turmas do Include serão abertas em Pato Branco. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo telefone (46) 3220-6080.

Texto efoto: Assessoria