Procurar Notícia

Pato Branco realiza lançamento da Inventum em Guarapuava

  • 26/08
  • Geral
  • Jornalismo

Uma comitiva pato-branquense iniciou a manhã, de quinta-feira (22), em Guarapuava-PR, participando da “Manhã de Ciências”, promovida pela Universidade Centro-Oeste (Unicentro). O encontro, realizado no Campus Cedeteg, reuniu mais de 600 pessoas, entre professores, acadêmicos e alunos do ensino médio da cidade e região, que visitaram a instituição para conhecer a estrutura e os cursos ofertados. Para integrar a programação do evento, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma mostra da Corrida Maluca, com alguns carros que participaram da disputa na Inventum 2017. A ação teve o intuito de divulgar a Inventum 2019 - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, e contribuir para a disseminação do conhecimento.

 

Entre os presentes no evento, estava o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi; o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra; o diretor do Campus Cedeteg, Fabio Hernandes; o chefe de Gabinete da Reitoria, Marcio Fernandes; o professor do Departamento de Geografia, Lisandro Pezzi Schmidt; o gerente da Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB), Nelito Antonio Zanmaria; e o diretor de Infraestrutura, Marcos Vinícius de Bortolli.

 

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, disse estar feliz em poder realizar o lançamento da Inventum em outro município. “É com muita satisfação que estamos participando dessa manhã de atividades aqui na Unicentro, divulgando a nossa Inventum. Uma Feira que tem por objetivo o conhecimento, garantindo o acesso de pessoas de todas as idades às novas tecnologias, promovendo a atualização de conteúdos, a criatividade, o empreendedorismo e a integração. Por isso, participamos da Manhã de Ciências e esperamos que todos participem da nossa Inventum”, ressaltou Zucchi.

 

Para o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, eventos neste formato despertam a criatividade como modelo de ação. “A administração moderna precisa dar oportunidade para essa nova geração ter acesso e familiaridade com o tema da inovação e da busca pelo conhecimento, já que o mercado de trabalho do futuro irá requerer adaptações. Precisamos fazer, a exemplo de Pato Branco, o fortalecimento e a consolidação de eventos que busquem exercitar o pensamento diferenciado”, ressaltou César. 

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, comentou sobre o fato da Inventum estar conquistando outras cidades. “Quando criamos a Inventum imaginávamos que seria uma Feira que iria transformar a região, mas hoje, vendo os resultados, com o que já conseguimos nas três edições e o que temos de expectativa para a quarta edição, percebemos que o planejamento foi cumprido e que os resultados foram muito efetivos. Então, ficamos felizes em ver a receptividade e o envolvimento das pessoas e o protagonismo que está sendo dado ao conhecimento”, comemorou Géri.

 

O diretor do Campus Cedeteg, Fabio Hernandes, conta que a ideia da Manhã de Ciências surgiu de uma visita ao Parque Tecnológico de Pato Branco. “Percebemos a importância do dinamismo e da disseminação da ciência, tecnologia e inovação. Temos certeza de que é isso que fará o país crescer e se desenvolver. Ficamos muito satisfeitos com a presença de todos em nosso evento e podem contar com a nossa presença na Inventum”, afirmou o diretor.

 

O chefe de Gabinete da Reitoria, Márcio Fernandes, disse que o evento teve o intuito de mobilizar a cidade. “Nossa intenção foi criar um espírito de difusão e divulgação científica, para lançarmos a Inventum dentro da nossa Manhã de Ciências, quando centenas de pessoas puderam conhecer mais sobre nossos cursos e, ao final, assistir a uma mostra da Corrida Maluca, para todos sentirem como será o evento em Pato Branco. Evidenciando que é preciso haver sinergia entre os poderes executivos, as instituições de ensino e as entidades em prol da difusão da ciência e que este será o caminho para que o Brasil alcance seu desenvolvimento”, afirmou Márcio.

 

Para Lisandro Pezzi Schmidt, professor do Departamento de Geografia, que trouxe acadêmicos para Pato Pato Branco, para conhecer o projeto da Inventum, em uma visita ao Gabinete Municipal, em julho, deste ano. “Poder proporcionar este evento para acadêmicos, estudantes, professores e para a comunidade, juntamente, com a divulgação da Inventum, na Unicentro, nos deixou satisfeitos, foi um momento muito especial, que resultou no envolvimento de todos em prol da construção de uma sociedade melhor, por meio da ciência e tecnologia”, disse Lisandro.

 

Rodrigo Marthins, acadêmico do curso de Geografia da Unicentro, e um dos pilotos dos carros da Corrida Maluca, acredita que a atividade contribuiu para mostrar à comunidade, as produções geradas pelos acadêmicos. “A ação da Inventum, no evento da Instituição, entra nos três eixos principais da nossa formação acadêmica, que são o ensino, a pesquisa e a extensão, que é integrar a comunidade ao ambiente acadêmico. Além disso, nos mostrou que a evolução tecnológica é constante e se não acompanharmos iremos ficar para trás, sendo que isso vale para nós, enquanto acadêmicos, mas também para os alunos que nos visitaram hoje e puderam ser instigados a estudarem sempre mais”, avaliou Rodrigo. 

 

A aluna, do 9º ano, do Colégio Estadual Padre Honorino João Muraro, Bruna Eduarda da Silva, afirmou que a visita foi uma oportunidade, tendo em vista que foi possível conhecer a Unicentro, os cursos oferecidos e, ainda, ter uma aproximação maior com a inovação e a tecnologia. “Eu acho importante e necessário ter essa interação, assim vamos nos preparando melhor para o nosso futuro profissional”, afirmou Bruna.

 

Inventum 2019

 

A 4ª edição da Inventum será realizada de 8 a 13 de novembro, com o objetivo de demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas, bem como, ratificar a excelência que Pato Branco tem na área. A Feira é uma iniciativa da Prefeitura de Pato Branco e conta com apoio e a participação ativa de diversas entidades e instituições, buscando incentivar o surgimento de ideias inovadoras e a aproximação da comunidade ao ambiente tecnológico, popularizando a cultura tecnológica na sociedade. O evento ainda oportuniza que a população amplie seu conhecimento sobre ciência e tecnologia e sua aplicação, de forma a gerar mais oportunidades no mercado de trabalho e inserção social.

Texto e foto: Assessoria