Procurar Notícia

Prefeitura de Pato Branco oferece capacitação para produtores de leite

  • 16/07
  • Geral
  • Jornalismo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) promoverão palestras mensais aos produtores de leite, com o objetivo de oportunizar capacitações e apresentar novas técnicas, aumentando a produtividade e a qualidade do leite produzido, fomentando o fortalecimento do setor. Na sexta-feira (12), foi realizado o primeiro encontro, que teve como tema, “Pastagens e nutrição de vacas leiteiras”, e aconteceu no IAPAR.

 

Para o secretário Municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, as formações irão contribuir para que informações sejam repassadas de maneira mais clara, sendo promovida uma atualização dos conhecimentos dos produtores, bem como, a troca de experiências entre os participantes. “Em nossa região a cadeia leiteira tem grande destaque e, para que isso continue ocorrendo, precisamos promover capacitações para que possamos promover a excelência do nosso leite, aumentando nosso poder de competitividade, internacionalmente”, explicou Clodomir.

 

O veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Fabiano Alves da Silva, informou que as capacitações também contribuirão para que os produtores possam se adequar às novas Instruções Normativas, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que passaram a vigorar em maio, onde foram fixadas as novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A.

 

“Foi estabelecida uma nova padronização do leite, com critérios sanitários que precisam ser seguidos, e os produtores precisam se adequar a eles para que seu produto continue tendo uma boa aceitação e um bom preço junto aos laticínios. Durante os encontros evidenciaremos os critérios técnicos, esclarecemos dúvidas e iremos buscar treinamentos, conforme necessidades apontadas por eles”, contou Fabiano.

 

A palestra de abertura foi com o médico veterinário e pesquisador de Bovinocultura de Leite do IAPAR, André da Silveira que, além de falar sobre pastagens e nutrição de vacas leiteiras, custos de produção, tecnologias e boas práticas no setor leiteiro, também evidenciou a importância da parceria.

 

“Enquanto a unidade de pesquisa não tem o alcance de todos os produtores do município, a Prefeitura, por conhecê-los, os traz aqui, e, assim, podemos contribuir com o aporte de conhecimento e de capacidade de discussão, levando mais informações e desmistificando o que pode ser feito de maneiras mais assertivas”, destacou.

 

Para Ivo João Pastro, da localidade de São João Batista e produtor de leite há 40 anos, estes encontros são vantajosos, pois esclarecem as dúvidas dos profissionais do setor. “Essa troca de conhecimento é muito importante e, o que se encaixa para a nossa propriedade, colocamos em prática e percebemos que muita coisa já melhorou. Às vezes relutamos em modificar nossa atuação, mas precisamos acompanhar a evolução, porque tudo que traz benefícios, é bom”, avaliou. 

 

Mais informações e inscrições

 

Mais informações sobre os encontros e para realizar inscrições, é necessário o contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone, (46) 3220-1504.

Texto e foto: Assessoria