Procurar Notícia

Trabalho fotográfico é homenageado pelos vereadores

  • 09/07
  • Geral
  • Jornalismo

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 08, do Legislativo, foi entregue a moção de aplauso a João Fortes, pela catalogação e exposição de fotos das Igrejas católicas e evangélicas de Pato Branco. A proposição é dos vereadores Vilmar Maccari (PDT) e professor vereador Moacir Gregolin (MDB). A proposição também foi subscrita pelos demais vereadores.

João fez uso da tribuna, agradeceu a homenagem e disse que estava muito feliz. “O projeto retrata imagens que a olho nu a gente não vê”, salientou o homenageado, lembrando que, o trabalho iniciou como um passatempo, como recreação, mas no decorrer do projeto percebeu que poderia ser diferente. “Agradeço a todos os vereadores pela lembrança”, conclui.

João Carlos Fortes, 45 anos, é natural de Mariópolis. Atualmente, ele reside em Pato Branco juntamente com sua esposa Maria lnes e suas filhas Danyele e Eryka, onde trabalha como Chefe do Transporte Escolar do Município. Desde muito jovem trabalhou com fotografia, se interessou, principalmente pela arquitetura de igrejas e monumentos.

Início

Em 2018 em uma de suas visitas ao interior de Pato Branco teve a ideia e o desejo por fotografar igrejas, organizando então o seu primeiro projeto fotográfico, as Igrejas Católicas de Pato Branco.

O projeto logo ganhou destaque ficando em exposição por uma semana no Teatro Municipal de Pato Branco e veiculado nas redes sociais e em um encarte no jornal local. Devido à ótima repercussão do projeto, em 2019 recebeu o convite do professor vereador Moacir Gregolin para que ampliasse seu projeto fotográfico das igrejas fotografando, então igrejas evangélicas da cidade de Pato Branco.

Ampliação

Entusiasmado com a ideia e o reconhecimento, e em parceria com a sua filha Eryka, fotografou, editou e diagramou 48 fotos de igrejas Quadrangulares, Assembleia de Deus, Luteranas e ucranianas, que foram expostas em evento realizado no último dia 07 de junho, e em breve para a comunidade local.

Valorização

O projeto representa o olhar de um admirador da fotografia que busca manter viva a história religiosa da sua cidade. Representa a fé e fortalece famílias, ainda, valoriza as pessoas que de alguma forma participaram da edificação das igrejas e valoriza aquelas que diariamente continuam edificando vidas através da palavra de Deus. Divulga as riquezas materiais de um Município e propaga as riquezas da vida religiosa.

Texto e foto: Assessoria