Procurar Notícia

Indicação propõe desconto no IPTU para quem adotar animal de rua

  • 07/07
  • Geral
  • Jornalismo

O Plenário aprovou, na quarta-feira, dia 03, de autoria do vereador Ronalce Moacir Dalchiavan (PP), a indicação para que o Município conceda desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) àqueles que comprovadamente adotarem um animal de rua. Também assinou a indicação, o vereador Rodrigo Correia (PSC).

Segundo o texto do documento, é sabido que município enfrenta dificuldades para lidar com a quantidade de animais de rua existentes nos bairros. Por isso,  conforme o vereador, é preciso que o Poder Público promova ações que incentivem  adoção destes animais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando frequentemente as feiras de adoção de cães e gatos, possibilitando que os animais recolhidos sejam adotados pela população, mas apesar do sucesso obtido nas últimas edições da feira, muitos animais continuam sem lar e por não terem acesso aos cuidados adequados, os animais de rua acabam se tornando vetores de doenças, passam frio, fome, sede e estão suscetíveis a maus-tratos. “Ao serem adotados, passam a fazer parte da família. Estudos comprovam que os animais contribuem até mesmo para redução nos índices de depressão”, destaca o documento.  

O desconto no IPTU é um método eficiente para incentivar as pessoas a adotarem os animais, reduzindo dessa forma os animais de rua e contribuindo para que eles possam ser acolhidos por famílias que os cuidem com carinho e amor. Além disso, incentivar a adoção é uma forma de combater a comercialização de cães e gatos.

Conforme o vereador, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderá realizar um controle sobre os animais, comprovando que estão sendo bem cuidados, para que o dono possa ter direito ao benefício de desconto no IPTU. “Por isso, considera a importante o tema”, ressalta o vereador.

Texto e foto: Assessoria