Procurar Notícia

Alunas do Projeto de Ginástica Rítmica de Pato Branco se apresentam em Mostra

  • 05/07
  • Geral
  • Jornalismo

Foi realizada nesta quinta-feira (04), no Largo da Liberdade, a 1ª Mostra de Ginástica Rítmica, com a participação de 250 alunas do projeto de Ginástica Rítmica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O talento e a performance das ginastas foram demonstrados em apresentações individuais e coletivas, que contaram com o prestígio dos familiares e da comunidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pato Branco, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Escola Municipal de Artes e CEU das Artes e do Esporte.

 

A Mostra foi promovida com o objetivo de fomentar a modalidade no município, integrando e motivando as participantes.  Conforme a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e organizadora do evento, Adriana Carla Manfredini, o projeto de Ginástica Rítmica existe em Pato Branco desde 2005 e já atendeu 8.200 crianças e adolescentes. 

 

“Esse é um momento de integração e descontração, bem informal, para que as meninas demonstrem o que aprenderam nas aulas e percam a timidez em se apresentar. Queremos fortalecer, cada vez mais, a prática da ginástica rítmica em nossa cidade, esperando trazer mais participantes a cada ano”, enfatizou Adriana.

 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Vicente Stefani, ressaltou que a expectativa é sempre realizar o máximo de eventos possíveis e, neste contexto, a Mostra vem fortalecer a modalidade em Pato Branco. “É um evento que valoriza o que está sendo feito, permitindo uma expansão deste projeto. Hoje, trabalhamos com níveis para iniciantes e intermediário e, queremos ainda, incluir o de rendimento, oportunizando às alunas essas vivências”, afirmou.

 

Maria Paula Navarini Dutra e Júlia Maria Oldoni, ambas de 13 anos, participam do projeto no Largo da Liberdade há três anos e contaram que a prática tem contribuído para sua saúde física, mental e emocional. Maria Paula, inclusive, participará dos Jogos Escolares do Paraná. “A Mostra permite mostrar tudo o que aprendemos nas aulas, além de ser mais uma oportunidade de treinar para outras disputas, fora de Pato Branco”, disse.

 

Para Júlia, a ginástica lhe permite ter maior flexibilidade, melhor memória e fazer novas amizades. “Sou feliz por poder participar deste projeto e, hoje, mostrar um pouco do que aprendemos”, salientou.

 

O projeto

 

A Ginástica Rítmica é promovida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, que estudam na rede pública municipal, estadual e particular de Pato Branco. Atualmente, três professoras ministram as aulas, que são realizadas duas vezes por semana, em quatro espaços distintos: Escola Municipal de Artes, CEU das Artes e do Esporte, Largo da Liberdade e Escola Municipal do Bairro Planalto.

 

Neste ano, 250 meninas integram o projeto. Desde 2005, 8.200 crianças e adolescentes já foram atendidas. Interessadas podem realizar inscrições, diretamente, nos locais onde a atividade é disponibilizada. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, junto ao Largo da Liberdade, ou pelo telefone (46) 3220-6088.

Texto e foto: Assessoria