Procurar Notícia

Escolas Municipais de Pato Branco participaram do FETRAN

  • 01/07
  • Geral
  • Jornalismo

Mais de 900 alunos, dos 3º, 4º e 5º anos, de 24 escolas da Rede Municipal de Educação de Pato Branco, realizaram apresentações para o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) – “Transformando atitudes para salvar vidas”. O evento, que aconteceu no Centro Cultural Sesi, na quarta (26) e quinta-feira (27), foi promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 

Durante os últimos dois meses, a PRF realizou nas escolas, diversas ações educativas relacionadas à segurança no trânsito, com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância de respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Os policiais palestraram para alunos do Pré ao 5º ano e, algumas turmas, trabalharam na produção de peças teatrais.

 

Neste período, conforme explica a coordenadora pedagógica, dos 4º e 5º anos, e uma das organizadoras do projeto em Pato Branco, Jusara Santos Ritzmann, os alunos elaboraram diversos materiais voltados ao tema, com ênfase no teatro, através da criação de roteiros e de elementos para as apresentações.  Um dos objetivos do projeto é premiar uma das equipes com uma viagem à Curitiba, para participarem do FETRAN na capital, em agosto, e visitarem o Museu da Renault, além de outros pontos turísticos. Para tanto, uma equipe da PRF definiu alguns critérios para avaliar as apresentações, como a veracidade das informações da legislação de trânsito, consistência, adequação e eficiência da linguagem, expressão corporal e vocal, entre outros.

 

Todas as escolas, professores e alunos receberam troféus, medalhas e bottons pela participação. “Nossos alunos ensaiaram e se dedicaram muito. Essa parceria com a PRF foi excelente para o crescimento pedagógico deles. Todos se motivaram e se envolveram com o projeto”, ressaltou Jusara, explicando que o resultado final, com o vencedor que irá para Curitiba, será divulgado nos próximos dias.

 

Vivência além da escola

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, enfatizou que todo o trabalho realizado nas escolas, em maio e junho, culminou com as apresentações teatrais. “A educação no trânsito é um tema transversal, trabalhado em todas as disciplinas, que além de capacitar, abre os horizontes dos estudantes para a conscientização. A apresentação do FETRAN materializa o resultado de um projeto desenvolvido de uma forma única e diferente, em cada uma das 24 escolas que participaram”, salientou.

 

O superintendente da PRF no Paraná, Ismael de Oliveira, destacou que foi uma satisfação promover o Festival em Pato Branco. Ele enalteceu o comprometimento do município e o envolvimento para a execução do projeto, enfatizando que o mundo contemporâneo precisa de investimento na formação de cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito.

 

“É necessário realizar um trabalho da mais tenra idade até a vida adulta. Temos convicção de que essas crianças são multiplicadoras, por isso é extraordinário investir na sua formação. Este evento é uma grande festa e o que nos encanta é o brilho no olhar das crianças, que acreditam que podem fazer a diferença”, destacou.

 

Cauã dos Santos Arruda e Pietro Macarini Brasil, ambos com 10 anos e alunos do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Cardoso, juntamente, com a professora Andrea Riekehr, contaram que produziram uma peça de teatro, que mostrou um motorista consciente e outro não. “Fiquei muito feliz e orgulhosa com a dedicação da turma, que pesquisou, confeccionou o material para ilustrar as cenas e produziu o texto”, enfatizou Andrea. Cauã e Pietro ressaltaram que, depois do trabalho, estão mais atentos ao que observam no trânsito. “Tudo foi importante e aprendi muito. Tenho um novo olhar sobre o trânsito”, afirmou Pietro.

Texto e foto: Assessoria