Procurar Notícia

Audiência Pública de Cultura é realizada em Pato Branco

  • 27/06
  • Geral
  • Jornalismo

Foi realizada nesta terça-feira (25), no Centro de Eventos do Parque de Exposições, Audiência Pública de Cultura, promovida pela Superintendência da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). O evento reuniu gestores do setor e a classe artística de diversos municípios da macrorregião.

 

Ao todo, serão realizados oito encontros em cada macrorregião histórico-cultural do Paraná, com o objetivo de dialogar e debater sobre as principais demandas do setor artístico e cultural, construir planos setoriais para a região, fomentar políticas culturais que abranjam os 399 municípios do Paraná, além da troca de informações sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice).

 

Durante as audiências também são abordados outros assuntos, como o Sistema Nacional de Cultura (SNC); Proposta de ação programática da cultura; Políticas públicas de economia criativa e Cronograma das conferências de cultura para eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec).

 

Estiveram presentes na audiência, a superintendente de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli; a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, artistas e representantes de entidades ligadas à arte e cultura das cidades de Planalto, Saudade do Iguaçu, Ampére, Coronel Vivida, Francisco Beltrão, Palmas, Pinhal de São Bento, Dois vizinhos, entre outros.

 

Para a superintendente de Cultura do Estado do Paraná, parar um dia e pensar sobre cultura é de grande valia. “Sair do nosso automático, sentir as necessidades locais e construirmos, juntos, novas políticas públicas. É um momento de desacelerar do dia a dia, parar para refletir e ter uma imersão na cultura”, enfatizou Luciana.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, a arte colabora em todos os aspectos da vida, porque ajuda as pessoas a se expressarem. “A cultura expressa os sentimentos e valores de um povo, traduzida pela arte, que também pode se reverter em desenvolvimento econômico. Uma audiência como essa é essencial para o planejamento cultural, já que há riqueza de expressões artísticas na nossa região”, salientou.

 

A diretora do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco engrandeceu o evento, destacando o quanto Pato Branco cresceu, no aspecto cultural, nos últimos anos. “Hoje temos Plano Municipal, Sistema Municipal, Conselho de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e conferências. É um momento que vale ouro e que vem enriquecer, ainda mais, nosso município”, destacou.

 

A diretora de Cultura e Turismo de Coronel Vivida, Ivania Zuqui, ressaltou que um evento como esse enaltece e valoriza a classe artística e cultural. “Descentralizar as ações de Curitiba para as macrorregiões, demonstra o poder que nós, diretores e secretários de Cultura, temos e a nossa busca incessante pela valorização”, apontou.

Texto e foto: Assessoria