Procurar Notícia

Secretaria Municipal de Educação entrega tablets para os alunos dos 5º anos e lança Maratona do Conhecimento

  • 08/05
  • Geral
  • Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco realizou a última etapa de entrega dos tablets do Programa Clique Conhecimento, nesta sexta-feira (03), aos alunos dos 5º anos da Escola Municipal São João Batista de La Salle. A entrega simbólica representou a distribuição de 990 tablets aos alunos dos 5º anos de toda a Rede Municipal de Educação. Os equipamentos possuem aplicativos pedagógicos que auxiliam os alunos em seu desenvolvimento educacional. Na ocasião, também aconteceu o lançamento da Maratona do Conhecimento que, este ano, terá como tema principal: Sustentabilidade.

 

Ao longo dos próximos meses, os professores e alunos irão desenvolver diversos trabalhos com base no tema, entre eles, o protótipo de um aplicativo, que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a criação de Histórias em Quadrinhos (HQ´s). A escola que mais se destacar durante a Maratona, participará das atividades da Inventum 2019, que acontecerá de 08 a 13 de novembro.

 

O prefeito Augustinho Zucchi participou do evento e comentou a importância dos programas. “A Maratona do Conhecimento proporciona a possibilidade do desenvolvimento intelectual e do conhecimento dos nossos alunos. O tablet, juntamente, com os aplicativos, fazem a diferença na educação das nossas crianças, pois faz com que se dediquem ainda mais”, avaliou Zucchi.

 

Para a secretária de Educação e Cultura, Heloí de Carli, o tablet, oportuniza o contato com a tecnologia que fará a diferença na formação dos alunos. “A Maratona materializa as ações do Programa Clique Conhecimento, favorecendo o processo de aprendizagem e contribuindo significativamente com o ensino das crianças ao propor atividades diferenciadas”, explicou Heloí.

 

A diretora da Escola Municipal São João Batista de La Salle, Simone dos Santos Painim, disse que o Clique Conhecimento é sempre muito esperado pelas crianças. “É muito importante porque desenvolve a criatividade, a aquisição e a busca pelo conhecimento. Além disso, os alunos gostam muito das aulas onde é o tablet é utilizado”, contou ela.

 

A aluna do 5º ano da Escola Municipal São João Batista de La Salle, Nathiely Vitória Bertol, 10 anos, contou estar animada em receber o tablet. “Eu sei que meu desempenho e o dos meus colegas vai melhorar e temos a expectativa de aprender muito com ele”, ressalta Nathiely. 

 

Clique Conhecimento

 

Desde 2013, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura desenvolve o Programa Clique Conhecimento, em que os alunos dos 4º e 5º anos recebem um tablet como material de apoio para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem. De lá para cá, mais de 9 mil alunos e 380 professores já foram beneficiados com a iniciativa que insere a tecnologia na rotina da sala de aula, envolvendo professores, alunos e as famílias no cotidiano da educação. Para 2019, além dos 990 tablets entregues aos alunos dos 5º anos, mais 906 alunos, dos 4º anos, terão a possibilidade de contar com os tablets como ferramenta pedagógica, nas 26 Escolas Municipais de Pato Branco.

Texto e foto: Assessoria