Procurar Notícia

Sábado de sol e saúde em Pato Branco

  • 07/05
  • Geral
  • Jornalismo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no sábado (04), na Praça Presidente Vargas, uma programação voltada à saúde e, à promoção do bem estar, com o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe e uma ação para o Uso Consciente de Medicamentos. O tempo ensolarado foi propício para que centenas de pato-branquenses participassem das atividades, seja para se vacinarem ou para saberem mais sobre uso racional dos medicamentos.

 

Para a secretária Municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, as duas ações foram importantes para promover a saúde da população. “A orientação das pessoas quanto ao uso racional de medicamentos e, em paralelo, a realização da campanha de vacinação contra gripe, são formas de manter os pato-branquenses saudáveis e, a prevenção, é um dos focos das nossas ações”, ressaltou Márcia. 

 

A farmacêutica do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e uma das responsáveis pela organização das atividades, Adelaide Johan Gomes da Silva afirma que o tema é muito importante. “Nós, enquanto profissionais do NASF, conseguimos identificar que os pacientes que atendemos nas residências têm dificuldade em saber como descartar os medicamentos de forma correta, bem como, fazer o uso adequado e consciente dos medicamentos”, explicou Adelaide.

 

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Mayara Lazzarini Tocchetto, afirma que o Dia D teve o objetivo de chamar a atenção das pessoas para que busquem a vacinação. “Mesmo com as ações que estamos realizando, a busca ainda está abaixo do esperado, principalmente, entre as crianças que, este ano, ainda passaram por um aumento de idade na faixa de cobertura. A vacina é obrigatória e não causa reações adversas, por isso, esperamos que os pato-branquenses busquem as Unidades de Saúde e façam a imunização”, pediu Mayara.

 

Vacinação

 

De acordo com dados da Secretaria, foram feitas 1.449 vacinas durante o Dia D, no total, desde o início da campanha, 12.266 pessoas já realizaram a imunização, número que está abaixo da meta, que é de, aproximadamente, 22 mil pessoas. A Campanha de Vacinação contra Gripe, segue até o dia 31 de maio para o público-alvo da campanha, composto por idosos com 60 anos ou mais; crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer período da gestação; puérperas com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde (rede pública e privada); povos indígenas; funcionários do sistema prisional; policiais civis e militares; bombeiros; e membros ativos das Forças Armadas.

 

Professores de todos os níveis, da rede pública e privada, que estejam em atividade docente, também compõem o público-alvo. É necessário que os docentes apresentem, no momento da vacinação, declaração da escola ou da instituição onde possuem vínculo.

 

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam outras condições clínicas especiais, deverão apresentar a prescrição médica para receber a vacina.

 

Atendimento

 

A mobilização vai até 31 de maio, em todo o país. Em Pato Branco, a campanha está sendo realizada na Central de Vacinas, junto a Unidade de Saúde Central, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço, e nas Unidades de Saúde de cada bairro, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

Para mais informações, o telefone da Central de Vacinas é o (46) 3213-1700.

Texto e foto: Assessoria